A travessia que nos espera

Há aquelas pessoas que insistem em velhos hábitos, que não se livram de velhas roupas, que não se afastam de antigos pensamentos. Pessoas que acham que sempre serão as mesmas, mas não percebem que a paisagem mudou, que o cenário não é mais o mesmo, que o enredo já teve suas reviravoltas, mas que apenas a sua personagem não se alterou, não acompanhou a evolução da própria vida, permanece presa a um passado de desilusões, de frustrações, de inseguranças, de receios, de descrenças quanto à própria capacidade de seguir em frente, sacudir a poeira, ser protagonista de uma linda e inspiradora história.

As travessias são necessárias. As passagens são uma realidade. Não podemos ficar estagnados em lugares que não nos pertencem, em posicionamentos que nos aprisionam, que não nos deixam abrir as asas e voar. Quem cruza os braços e apenas assiste ao fluxo das águas, não sabe o quão agradável pode ser mergulhar as pernas, permitir que o rio cubra seu corpo e refresque sua alma. Tudo passa. Tudo nessa vida sempre passou e sempre vai passar. O tempo é uma constante, não fica estagnado. Nós também precisamos passar, precisamos evoluir, precisamos fazer a travessia rumo a dias melhores, rumo a uma versão mais amadurecida de quem somos e do que podemos nos tornar.

Precisamos mudar nossos hábitos, deixar aquilo que já virou rotineiro, que já é previsível, que não nos garante mais aquela boa ansiedade pelo novo que temos a viver. A vida só é incrível quando não sabemos o que esperar dela. Mas se insistimos em velhos costumes, em padrões que sempre nos serviram, mas que não percebemos o quanto têm tornado nossos dias sem sal nem frescor, como poderemos esperar por novidades? Como poderemos sonhar com um renascer do sol completamente diferente de todos que já assistimos? Se continuarmos na mesma porta, continuaremos a ver as mesmas pessoas passarem por ela. Mas se a deixarmos, se seguirmos em nossa travessia por esse universo de múltiplas possibilidades, conheceremos sorrisos nunca pensados, ouviremos vozes nunca sonhadas, teremos a chance de encontrar tesouro num coração que nunca pensamos tocar...

“Há um tempo em que é preciso

Abandonar as roupas usadas

Que já tem a forma do nosso corpo

E esquecer os nossos caminhos que

Nos levam sempre aos mesmos lugares

É o tempo da travessia

E se não ousarmos fazê-la

Teremos ficado para sempre

À margem de nós mesmos”

~ Tempo de Travessia – Fernando Pessoa

(Texto de Amilton.Jnior)