Sonhe!

As experiências da vida às vezes são tão duras que sonhar se torna impossível, parece inútil, uma grande perda de tempo num mundo onde já não temos muito disso. Às vezes as lágrimas são pesadas, o aperto no coração é tão intenso que até a garganta sufoca. Tudo fica nublado. Terrivelmente carregado. Para onde quer que olhemos só vemos tempestades e caos. As dores existem. Isso é inerente e imutável. As dores sempre existiram e para sempre existirão. Mas não perca de vista um dado importante, foi porque alguém sentiu dor, desconforto, que as grandes invenções surgiram.

Mas não para por aí. Tudo de esplêndido que o ser humano criou, inventou, desenhou, arquitetou, planejou e executou só foi possível porque antes de criar alguém imaginou, antes de construir alguém pensou, antes de dar origem alguém sonhou. Nossos sonhos fazem a realidade acontecer. A realidade não existiria, a concretude não se faria presente, se os sonhos e o abstrato não fizessem parte da natureza humana. Por isso nunca deixe de sonhar, nunca deixe de imaginar, nunca deixe de dar asas à sua imaginação. Mesmo que sua mente invente coisas aparentemente fantasiosas, sem forma, sem contorno, sem um padrão definido, sem um objetivo bem traçado. Isso não importa. Importa que ela esteja em movimento, que ela esteja se alimentando, isso significa que ainda há esperança apesar de todos os tropeços, apesar de todos os obstáculos, apesar de todos os motivos para a desistência, a persistência ainda se faz presente, a esperança ainda resiste e é capaz de guiar o sonhador a um destino de realizações.

Grandes histórias vieram de sonhos surreais. Grandes filmes surgiram de sonhos que pareciam bizarros. Grandes poesias foram escritas por poetas que através da observação das estrelas conseguiam fazer viagens nunca feitas por homens comuns, que se perdiam nas adversidades, que deixavam esvair por entre os seus dedos a capacidade de sonhar e nunca se encheram de coragem para recuperar tal dádiva. Não perca a sua capacidade. Não deixe que as opressões silenciem seus pensamentos, ao contrário, use-as a seu favor, sonhe com o fim delas, imagine como poderia ser o desfecho de cada problema. Num desses devaneios você pode encontrar a chave para abrir a porta que tanto almeja. Sonhe. Sonhe com afinco. Sonhe de verdade. Apenas sonhe e realize!

(Texto de @Amilton.Jnior)