O QUE PENSO SOBRE O NOVO CENARIO MUNDIAL ( EUA E CHINA): A VISÃO E ANÁLISE DE UM LEIGO.

Parece que estamos revivendo as últimas décadas do século XX. Naquela época, estávamos sobre a " guerra fria" entre a América do Norte × União Soviética. Atualmente vivemos um cenário similar, mas obviamente com suas particularidades. De um lado, um governo democrático e representativo de todos os ideias ocidentais como liberdades individuais e econômicas, do outro, um governo dirigido pelo partido comunista vivendo a "ditadura proletária" e com grande força econômica. Enquanto os EUA atual se "degladeia" internamente, os EUA de antes, mesmo com divergências internas, possuia uma unidade que o fortalecia. Hoje, prenuncia uma queda, assim como no antigo Império Romano suas divisões internas foram o início de seu término. Do outro lado, porém, a China, com um crescimento econômico abismal e bem integrado, apresenta-se como futura nação que Governará o Mundo. Se na democracia, o problema de um Planejamento a longo prazo pode ser complexo devido às inúmeras mudanças de governo ( sendo o único resguardo a ideia de um nacionalismo que pensa no "melhor para a nação"), em uma ditadura, pode- se pensar a longo prazo. Se em uma democracia as liberdades individuais são essenciais para seu crescimento, por outro lado, todavia, podem trazer divisões e problemas inimagináveis se na população não houver um objetivo em comum ( o que creio estar havendo atualmente na America). Outra questão é que estatisticamente o povo ocidental resolveu ter menos filhos, o que a princípio pode não parecer problemático, mas que a médio e longo prazo pode propiciar um grande problema previdenciário e consequentemente econômico ( muitos aposentados + poucos trabalhando= força de trabalho/ economia diminuída e problemas previdenciários). Os Chineses, porém, continuam com taxa demográfica enorme, o que faz a economia continuar girando, a princípio, por muitos anos. O que é interessante observar é que ambos os países foram influenciados, em seus governos, por ideais ocidentais. Os EUA centrado no liberalismo econômico, democracia e moral cristã, e a China, nos ideais ocidentais do Marxismo. A diferença é que o primeiro prioriza liberdades, e o segundo, a " igualdade". Agora veremos quais ideias ocidentais irão prevalecer : a clássica ou a marxista. Creio que a primeira, infelizmente, está em estado febril, indo a acamação. A China colocará o Mundo de Joelhos, e com ela, os princípios que nos formaram. O Ocidente padecerá!!!