O Presente que a Vida nos Dá

Pessoas chegam e pessoas partem. Conquistas vêm e conquistas vão. O inverno surge e o inverno desaparece. A vida é isso. Uma permanente mudança. Perdemos quem amamos, mudamos nossa visão sobre o mundo, saímos do nosso bairro, deixamos o nosso país, deixamos, até mesmo, de ser quem um dia fomos. Cada um de nós tem a sua travessia para fazer, seu caminho a caminhar, sua história a escrever. Isso é imutável. Todos teremos que passar por experiências que vão nos transformar, que vão nos modificar, que vão nos fazer amadurecer e crescer. Precisamos que seja assim. Precisamos sair da estática.

Mas quer saber de uma coisa? É bom que as coisas mudem! É bom que o antigo dê lugar ao novo, que o desconhecer saia para que o conhecer se achegue. É bom que a vida se reinvente para que não caia num marasmo melancólico, para que a cada instante vivamos não ansiosos, mas esperançosos quanto ao novo amanhecer, ao novo resplandecer do sol, aos novos presentes que a vida tem a nos oferecer. Precisamos abraçar a mudança.

“Tudo muda até as estações

Serve de esperança aos corações”

Esperança. A mudança nos garante esperança. Esperança de dias melhores, de tempos renovados, de ares inovadores. A esperança de que a dificuldade cessará e que o aprendizado se instalará, a esperança de que nossas lutas serão vencidas e abraçaremos as nossas vitórias! A esperança de que um dia cada lágrima, cada dor, cada gemido terá valido a pena porque terá contribuído para a grande pessoa que iremos nos tornar. Hoje tudo pode estar complicado demais, duro demais, exigente demais. Mas amanhã entenderemos suas razões, amanhã sorriremos pelos desafios da vida e agradeceremos pela oportunidade de termos sido preparados para o futuro de grandiosidades.

“O ontem passou e o amanhã ainda não é meu

Tudo que mudou me transformou no que hoje sou eu”

Hoje não seríamos quem somos, nem estaríamos onde estamos se não fossem as mudanças pelas quais passamos, os raiares do sol que assistimos, as chuvas que nos molharam e o vento que em nós soprou o impulso da vida. Agradeça por tudo. Seja grato por cada experiência, mesmos as mais indesejáveis, as que mais te fizeram chorar, as que mais trouxeram desesperança. Na verdade são as dores que nos fortalecem, é o sofrimento que nos imuniza. Eu sei que as transformações nem sempre são prazerosas, a maioria delas traz o desconhecido, o medo daquilo que não sabemos como funciona, mas também trazem consigo a motivação de que precisamos para nos reinventarmos, para também nos modificarmos, para deixar aquele pensamento imaturo, infantil, tão simplista quanto a vida, para termos uma convicção maior e mais firme sobre o que queremos fazer da nossa ímpar e valiosa existência.

“E o presente é o presente que a vida me deu”

Os trechos que citei são da música Mudei, de Kell Smith. Logo que a ouvi me vi refletindo sobre minha própria vida, sobre as coisas que mudaram, sobre quem eu fui um dia e quem eu sou agora. Agradeço por tudo. Por cada tombo, por cada tropeço, por cada auxílio para me reerguer, por cada palavra para me manter de pé. Hoje eu sou quem sou por conta de todas essas experiências e posso entender que tudo o que me resta é o presente que está em minhas mãos. Se o passado não foi tão bom, se as fases pelas quais tive que passar não foram tão satisfatórias, hoje eu tenho a capacidade de agir para que o futuro, que um dia será passado, seja o mais incrível que possa ser. Cometerei erros? É certo que sim. Derramarei outras lágrimas? Faz parte da vida. Mas quero semear mais motivos para sorrir do que terei para me lamentar. E você? Está usando o seu presente para construir um passado memorável? Ouça as palavras da canção, reflita sobre sua própria história e viva a melhor vida que você possa viver. Eu acredito no seu potencial, acredito no potencial de todos que lerem essas palavras e espero que cada um também possa acreditar, porque ele é real, ele existe.

(Texto de @Amilton.Jnior)