Falar sem Palavras

Alguns de nós têm grande dificuldade na hora de declarar seus sentimentos, de colocar em palavras faladas aquilo que possuem dentro de seus corações, toda a estima que cultivam, todo o amor que experimentam, toda a bem querência que os habita. Não conseguem dizer, sentem-se inseguros, tímidos, desconfortáveis na hora de discursar seus pensamentos, mas isso não quer dizer que são apáticos, insensíveis, que não possuem bons sentimentos, pelo contrário, às vezes quem muito fala nada sente, e quem nada fala tudo experiencia.

E também têm aqueles que nem ao menos conseguem escrever sobre seus afetos e emoções, a vergonha ou o receio são tantos que acabam “travados”, como se a inspiração não viesse, como se não soubessem o que gostariam de transmitir ou como se estivessem prestes a cometer o maior erro de suas vidas. Poderiam colocar em um bilhete tudo aquilo que escondem, mas não conseguem e não podem ser criticados por isso. Muitos escrevem verdadeiras obras românticas, mas são apenas palavras soltas ao vento, registradas num pedaço de papel, vazias de essência. Outros nem ao menos as escrevem, mas sabem que suas afeições são sinceras e grandiosas.

Há aqueles que falam sem palavras. Que declaram seu amor sem dizer “eu te amo”. Que afirmam o quanto alguém é especial sem fazer uso de verbos e orações. São simples em seus gestos, mas imensos em seus sentimentos. É um sorriso despropositado, um abraço inesperado, uma ajuda que não foi rogada ou um beijo que surpreende. Atitudes que podem ser tidas como pequenas, quase insignificantes, corriqueiras, que fazem parte do dia a dia, mas não as ignore, não ignore aqueles que declaram seus afetos através de ações de cuidado, de zelo, de carinho, de lealdade, de companheirismo. Talvez eles não digam verbalmente, mas seus gestos sutis são capazes de nos marcar profundamente. É uma pena que só consigamos perceber o valor dessas pessoas quando já não as temos ao nosso lado.

E esse é o nosso problema. Pensamos que para declarar sentimentos, confessar amores e assegurar amizades é necessário que discursos cheios de oralidade sejam manifestos em praça pública. Mas não. É nosso dever aprender que o silêncio também tem significado, também quer dizer alguma coisa. Vivemos num mundo de muito barulho, todos querem falar, todos querem ser ouvidos, mas ninguém quer ouvir e acabam sem ouvir a si mesmos. Não sabem nem que sentimentos realmente possuem, quais pensamentos são de fato os seus. Vivem num barulho interminável ao ponto de não se darem conta de que são amadas incondicionalmente por alguém e que estão desperdiçando esse amor. Aprenda a falar sem dizer, e a ouvir sem escutar. Através de um simples gesto, como um sutil e suave sorriso, você pode proclamar que ama a vida, que ama a existência, que ama alguém.

(Texto de @Amilton.Jnior)