Coisas Simples. Coisas inestimáveis...

Quero convidá-lo para uma reflexão bastante importante e necessária. Imagine as estrelas. Pare de ler se precisar de maior concentração e então continue. Está imaginando as estrelas? Todas brilhando a tantos quilômetros de distância. Uma mais forte, outra mais fraca, mas todas brilhando, disseminando ao universo o seu brilho, a sua vivacidade, a sua existência. O céu da nossa imaginação está limpo, sem nenhuma nuvem, é possível ver estrelas cadentes desenhando seu rabisco. Faça um pedido! Fez? Quando crianças ficávamos fascinados, não é verdade? Era tão bom observar o céu e ser agraciado por fenômenos assim... Agora veja a Lua. Está tão bonita hoje. Parece ser a “estrela-rainha”, a que comanda todas essas princesas que piscam ao seu redor. Está majestosa, grande, brilhando com afinco, iluminando o chão sob nossos pés. Sinta a brisa noturna tocar o seu rosto enquanto você identifica os desenhos que as estrelas formaram, as constelações as quais deram origem, figuras que muito antes da nossa existência já eram admiradas, contempladas e honradas. Sinta o frescor dessa noite tão agradável. Você está com alguém. É uma pessoa especial. Você ama essa pessoa. Um amigo, um familiar ou um amante. É uma pessoa que faz a diferença na sua vida e que nesse momento de paz, de calma, de serenidade, está lhe fazendo companhia. Sorria para ela. Declare em seu sorriso o quanto ela é especial, o quanto você a ama. Toque-a se possível. Abrace-a com carinho. Essa pessoa está tornando nossa experiência ainda mais agradável. Que noite incrível! Que horas inestimáveis! Estamos em contato com a natureza, acompanhados por alguém especial, há coisa melhor?

Espero que você tenha sentido algo de bom no parágrafo anterior, que tenha experimentado um sutil conforto nesses instantes de paz e tranquilidade. Coisas simples, coisas inestimáveis! Buscamos pela felicidade, pela satisfação e pelo prazer em coisas tão distantes de nós, coisas que talvez nem façam parte da nossa realidade e nós nem sabemos disso, enquanto que podemos ter tudo bem do nosso lado. É uma pena que só percebemos isso quando tudo já nos é negado. Quantas pessoas tiveram que esperar alguém morrer para então descobrir o quanto o amavam? Quantos de nós tivemos que passar pelo fim de alguma experiência para então entendermos o quanto ela era valiosa? Quantos tiveram que perder a visão para confessar que admirar as estrelas era uma dádiva? Quantos que tiveram que perder seus movimentos para assumir o quanto era gostoso se sentir livre do chão e carregado pelo vento? Coisas simples, coisas inestimáveis!

A grandeza da vida não está naquilo que só o ouro compra, aliás, o que é o ouro se não um simples metal? Por que o valorizamos tanto? Por que damos tanta importância a uma pedra que parece mais bonita que as outras? Por que nos importamos tanto com cédulas que o tempo corrompe enquanto ignoramos aqueles que só queriam ser amados por nós? A grandeza da vida está nas coisas que consideramos simples, como o singelo toque do sol em nossas peles, coisas que, na verdade, são valiosas demais para a nossa compreensão e fazem com que nos sintamos parte de todo um universo, coisas que só aprendemos a valorizar quando perdemos... Coisas simples, coisas inestimáveis...

(Texto de @Amilton.Jnior)