MENSAGEM DE ESPERANÇA
Muitas vezes procuro na minha mente alguma mensagem de alegria e esperança. As vezes vem à minha mente o poema de Maiakóvski e o de Drummond. “As ameaças e as guerras havemos de atravessa-las, rompê-las ao meio, cortando-as como uma quilha corta as ondas”. Já Drummond nós diz: “Uma flor nasceu na rua! [..] “É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.” Ouço então uma música, e reflito: enquanto ela permanecer a tocar estarei animado e motivado. Por curiosidade também penso de quando eu era criança e gostava de jogar no time mais fraco, apenas para ter o prazer da superação e da vitória. O desafio me motivava. Mas lembro que não necessariamente queria ser o protagonista. Quando na adolescência também gostava de orquestrar e tomar a frente para as apresentações teatrais. Gostava de dar a todos o mesmo destaque. De certa forma acabava por eventualmente ficar com o papel principal, embora eu o deixasse vago para qualquer um. Agora nunca encontrei o que escrever exatamente e deixar disponível para meus amigos e conhecidos. Pode parecer estranho, mas mesmo você não sendo meu amigo íntimo ou mero conhecido eu estou pensando responsável em você. Em suas necessidades e carências. Foi um aprendizado ético. Mas para mim foi um dos melhores aprendizados que tive. Hoje sou mais feliz. Posso utilizar de toda minha potencialidade para torná-los melhores. Pude aliar então meu caráter e os aprendizados éticos. Hoje desejo a todos a libertação verdadeira, homens e mulheres. Não quero ser aqui demagogo, longe de mim. Quantas vezes não fui egoísta e falho? Longe de mim. Sou humano como todos vocês. E nessa minha humanidade me permito estar com vocês. E desejar a todos um ótimo final de semana. São meus votos de alegria que de repente brota em minha alma. Vamos vencer todos os desafios. “As ameaças e as guerras havemos de atravessa-las, rompê-las ao meio, cortando-as como uma quilha corta as ondas”