Universo Ínfimo

Já percebeu que parece que estamos sempre no lugar certo em relação ao universo? O único lugar que tem vida, dizem. O terceiro planeta, menos quente que o segundo e menos frio que o quarto; na temperatura adequada para nós. O planeta inclinado que produz as estações; a lua e o sol vistos da Terra parecem ter o mesmo tamanho, assim temos eclipses solares magníficos. Temos atmosfera que retém oxigênio e outros gases essenciais e ainda nos protege de detritos do espaço. Temos água que formam nuvens, rios e oceanos; enfim, parece que tudo foi feito para nós.

Mas não é bem assim, a evolução não funciona assim, o universo não se moldou para nos abrigar, mas sim nós nos adaptamos a essa pequena e ínfima parte do universo, fomos condicionados, selecionados. Não estamos sozinhos no universo, e outras vidas que existem podem ser tão diferentes e distantes que torna impossível comunicação e contato; até porque provavelmente vivem em tempos diferentes, por exemplo, assim como para uma mosca é suficiente viver uma semana e uma bactéria que vive 10 minutos; esses tipos de vida podem atuam em escalas de tempo totamente desproporcionais às nossas, podem viver milésimos de segundo ou trilhões de anos. Esses tipos de vida podem realizar coisas, que para nós é considerado extremo; como suportar 5.000°C e se alimentar de enxofre. Essas vidas podem ser tão pequenas ou tão grandes que para eles possamos ser algo muito menor que um vírus. Podem ter órgãos sensoriais muitos diferentes e assim ter "outros sentidos", podem ter cores que não conseguimos enxergar e ter estruturas que não conseguimos tocar.

Enfim, talvez embora possamos ter opiniões diferentes sobre como o universo é formado e como surgiu ou foi criado, provavelmente concordamos que o universo é fantástico e que a vida é bem complexa. Eu vejo que a vida é um presente do universo, seja o que for que tenha o criado.

Juan Bercles
Enviado por Juan Bercles em 17/10/2020
Código do texto: T7089506
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.