O Agora

“Neste exato momento, você é sua melhor companhia e está no lugar ideal para colher os aprendizados que a vida tem para oferecer” (Monja Coen).

“Você é sua melhor companhia”. Quantos de nós não suportam a solidão, não é verdade? Detestam ficar sozinhos, odeiam não ter alguém por perto para conversar, falar bobagens, fazer o tempo passar com a maior distração possível. Não conseguem encontrar na própria presença uma companhia agradável. Isso porque não aprenderam a se conhecer, não aprenderam a se conectar com a própria essência, não descobriram como fazer para ouvir a própria voz, escutando os próprios desejos, atentos aos próprios sonhos. Não percebem que em momentos de solidão temos a chance de reavaliar nossa vida, de repensar a forma como temos passado por esse mundo, de entender se o caminho trilhado é de fato o almejado. Não compreendem que em momentos de silêncio, quando temos apenas nossa própria presença, temos a chance de reconsiderar nossos pensamentos e posicionamentos e assumir uma vida o mais autêntica possível.

A gente precisa se valorizar mais. Somos nossa única companhia que estará conosco por todo o tempo, por cada segundo que passarmos por esse mundo. Talvez em nossos últimos suspiros, quando estivermos prontos para deixarmos esse plano e finalmente descobrirmos o que há depois dessa tênue linha entre a vida e a finitude, alguém esteja ao nosso lado, assistindo nossos últimos momentos, apertando nossas mãos. Mas muito provavelmente essa pessoa entrou na nossa vida algum tempo depois de já termos passado por tantas experiências contando com apenas a nossa própria parceria. É nosso dever nos tornar amigos de nós mesmos. É nosso dever nos compreender, nos acolher e nos dar a chance de levantar depois de uma queda.

“E está no lugar ideal”. Sonhamos tanto com outros cenários, com outros jardins, com outros amanhãs, com outros futuros, com outras realidades, e desperdiçamos o momento presente, desperdiçamos o glorioso e belo Agora, este que nos permite concretizar projetos, iniciar construções, corrigir erros e viver amores. Este que nos dá a chance de olhar para as pessoas que estão ao nosso lado e agradecê-las por sua existência. Temos a mania de deixar para depois. Depois eu abraço, depois eu envio aquela mensagem, depois eu faço a devida visita. Mas, em muito casos, o depois não chega porque tudo o que tínhamos era o Agora.

Mas encaramos o Agora como um fardo, como um peso, sempre achamos que no futuro será melhor, mas não percebemos que estamos nesse pensamento há anos, o Agora sempre é ruim e nossa confiança permanece nesse futuro que nunca chega. Não aproveitamos os momentos que a vida proporciona. Não abrimos os nossos olhos para entender que no minuto presente tudo importa, tudo é válido, tanto as boas quanto as más experiências, todas elas nos ensinam algo, nos amadurecem, nos fazem melhor do que fomos um dia.

Desperdiçamos quem somos e ignoramos o exato momento no qual nos encontramos. Fazemos por menos a nossa história e não tomamos consciência do fato de que mergulhamos na ilusão do futuro e vivemos por algo que nem sabemos se vai ou não acontecer enquanto temos algo muito mais palpável a ser desfrutado. Conecte-se consigo mesmo, conecte-se também com o momento atual, com o Agora, com tudo aquilo que está em suas mãos, com aquilo que você pode de fato fazer acontecer. Não espere a vida desejando se transformar em outrem, nem cometa o erro de todos os dias esperar pelo renascer do sol para então começar a viver. Assuma sua identidade, tome posse do Agora, participe da construção!

(Texto de @Amilton.Jnior)