Religiosidade, Cultura e Linguagem

É interessante o fato de como a religiosidade está impregnada em nossa cultura. Em muitos casos, é quase impossível permanecer incólume de sua influência. Até mesmo em situações completamente desvinculadas de um teor religioso ou metafísico, a religiosidade acaba exercendo influência em nosso comportamento, pensamento, linguagem...

Certa vez, ao sair da academia, fui surpreendido por uma turma, que acabara de ser liberada, da escola que fica ao lado da academia onde malho.

Em minha direção, vinham duas meninas. Uma me lançou um olhar inquiridor. Dizia-me o seu olhar : '' Quem é esse cara que eu nunca vi antes''?!

Eu, Expert na linguagem do olhar, utilizei-me desse recurso para dizer-lhe : sou quem Vc quiser que eu seja!!

Ela articulou um sorriso quase que imperceptível, mas ao passar por mim não se conteve e vociferou : '' Meu Deus do céu!!!! Isso não é um homem!! Isso é uma tentação do capeta! Me salva Jesus!! (É uma pena que eu não tenha como reproduzir por escrito a entonação e o ritmo com os quais ela pronunciou cada palavra).

Em um discurso de menos de 20 segundos ela utilizou as palavras deus, céu, tentação, capeta, salva, Jesus.

Como teria sido o discurso dela, se ela nunca tivesse vivido num contexto onde a religiosidade está sempre presente?! Quais as palavras e as expressões que ela usaria para verbalizar seus impulsos?!

Na hora eu fiquei com vergonha, pois havia umas vinte testemunhas ''oculares-auditivas'', mas depois achei engraçado e acabei inserindo tal acontecimento em uma peça que estava escrevendo.

Maikon Jekson, 16/10/2015

MAIKON JEKSON
Enviado por MAIKON JEKSON em 16/10/2020
Reeditado em 16/10/2020
Código do texto: T7088602
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.