Disciplina. O que é?
Antes de sabermos sobre o ser, da sua finalidade neste mundo, podemos exercitar qualquer raciocínio sobre o propósito do surgimento da vida substantiva , excluindo-se o óbvio em que repousam as crenças e a métrica do caos. Que somos sem saber quem somos?
Alguns humanos mais eruditos determinam que se procurarmos aquilo que é correto, justo e bom, estaremos justificados como único habitante deste planeta que precisa de educação. Aprender é uma fôrma ou uma forma?
Antes do domínio sobre o fogo, havia esse rol imenso de virtudes e de vícios tão didáticos em dividir dos maus, os bons?
Não acredito que a complexidade dos hábitos , culturas , métodos , tenha criado as ferramentas que nos auxiliam o pensar sobre nós mesmos. Sem saber a que viemos podemos comandar nossos rumos?
No processo dessa tal educação vemos que a sua motivação deságua no esforço de nos garantir o sucesso como civilizados e livres, além de nos permitir, desde o nascimento, a autonomia como indivíduo. Nós cultuamos o conhecimento, ou obedecemos a ele, ou escravizamos a quem não o tem?
Assim, pela superficialidade deste pensamento, sem exagerada brevidade, pergunto a quem me lê: O que é disciplina?