Pensamento

QUANDO A CONSCIÊNCIA ESCOLHE

@" Bom dia Em nosso universo de percepção, constantemente escolhemos aquilo que nossa mente conhece, o que nos é familiar. Nosso cérebro então, busca informações sobre padrões para comparar com o que nos é conhecido. Tudo foge ao entendimento, seja visual, auditivo, sejam circunstâncias ou mesmo possibilidades que fujam ao nosso entendimento, são rejeitadas por hipóteses, crenças, ou conclusões que criam conflito. Enfim, o novo, o inusitado, o desconhecido, assusta pois, criamos um padrão de conforto mental, não queremos mudar nosso universo, aquela realidade que construímos, ou que foi construída para nós à partir de estruturas de comando, consumo e abastecimento.

A ideia do livre arbítrio, torna-se uma ilusão à partir da liberdade que é oferecida para se “escolher” o que se quer. Bem, já somos livres, já temos o livre arbítrio, embora não saibamos exatamente o que ele é até que vençamos as influências e os “programadores da verdade” de nossas realidades, sejam elas políticas, espirituais, religiosas ou culturais. Mas claro, escolhemos o tempo todo, com ou sem noção de livre arbítrio, somos nós quem escolhemos no que acreditar, o que fazer ou o que permitir. Estamos vivendo no tempo em que as pessoas para mostrarem ser livres, adotam uma causa, ainda que essa causa continue a lhes escravizar, ainda que ter uma opinião seja mais importante que fazer o bem, ou considerar a si como a personagem que está do lado certo da questão.

Há uma percepção que ainda não foi buscada, que é a de que não precisamos lutar uns contra os outros, ou provar que estamos certos e os outros errados, isso foge do padrão da mente que diz qual é a realidade válida. O bem, sem críticas, acusações, visibilidade ou ausência de perdão, parece ser algo desconhecido para mente. No entanto, não é para a consciência, aquela identidade sábia e liberta de limitações e emoções que somos em essência. Mas, a mente, apesar de desconhecer o que negamos escolher, cria um paradigma de confronto escolhendo o que se nega. Complicado? É justamente quando dizemos ter esquecido alguma coisa, é nesse momento que lembramos dela. Nem nada, nem ninguém pode ser ignorado, por isso, a questão não é ignorar os pensamentos negativos, mas percebê-los para enfatizar os positivos. Apesar de que essa percepção possa levar ao enfrentamento, se não nos permitimos nos abrir para as escolhas que a consciência pode fazer por nós.

Sim, a Consciência pode escolher por nós, embora possamos nos confundir quando dizemos estar fazendo uma escolha consciente. Isso não significa, “consciente Consciência”, mas “razão consciente”. Aqui não é apenas uma questão semântica, mas um divisor de nossas camadas de percepção, o Ser Consciência, é o Ser integral, integrado aos valores de crescimento e evolução, o que diz respeito a evoluirmos espiritualmente, e é o que tem a ver diretamente com nossa identidade, e ser racionalmente consciente, diz respeito a estar ciente, ter entendimento do que possa ser o melhor ou, compreender as implicações de suas escolhas.

Mas lutamos conosco mesmos, entramos em conflito quando esse desconhecido, essa nova experiência, informação ou percepção, foge aos padrões da realidade com a qual estamos acostumados, pois de alguma forma, sabemos que é inútil o confronto, o novo virá, com nossa autorização ou não, e viver um novo nível de libertação ou continuar a alimentar o conflito, é também uma escolha que teremos de fazer. Como temos dito, constantemente em nossa percepção, o desconhecido, o além é dentro de nós, tudo mais é apenas consequência de nossas escolhas.

Temos além de tudo, de perceber que há também o desconhecido que pode nos conduzir ao lado negro, que em vez de nos libertar pode nos tornar como aquele anjo que ficou cego em sua obstinação e separou-se da verdade absoluta, e tornou-se apenas uma verdade de conveniências. Agora, como sempre, a escolha é nossa, trabalhar para vencer a limitação que vem através do conforto mental, e a zona de conforto emocional, ou permitir que a Consciência permeie nossos sentidos, através das escolhas que visam a bondade sem visibilidade e o bem sem conflito com o ego. Escolhendo a Consciência, ela escolherá para nós o melhor caminho para a felicidade.

Com amor e bênçãos, ..Ester Morais qui 27 de julho 2018

Ester Alves de Morais
Enviado por Ester Alves de Morais em 07/10/2020
Código do texto: T7081791
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.