Segredos subterrâneos

Nossos segredos subterrâneos, certamente inconfessáveis, se realmente pesassem à consciência, certamente nos impediria que colocar pensamentos delicados ou até de afronta ao bem comum. Delicadeza não combina, ou combina, quando convenientemente esquecido o passado perturbador. A afronta, depende dela, pois estamos afrontando mesmo, tentando apagar um passado obscuro com mais violência ou apenas dando asas a quem somos, frutos da construção da nossa persona? A hipocrisia certamente é um bálsamo para alguns. O ser humano é complexo. O que me faz espécie é que todos temos razões para dizer que somos quem somos, mas nada escapa da realidade que cabe dentro de cada um. O que se escreve muitas vezes não passa disso mesmo: uma mera escrita. Parece-me que a violência verbal, para alguns, serve como desabafo ou crise conscencional apenas para esconder quem realmente é, pois ninguém abre isso a público, mas parece um caso de transferência. Quem sabe o que é, e ainda não tem um passado hipócrita, não tem esse problema. Ele simplesmente fala a sua verdade e não aquela verdade relativa e intrínseca que tenta abafar coisas pretéritas. A violência verbal sempre tem causas pretéritas e certamente ulteriores, se não mudar, pois sempre há tempo para isso, não que isso apague alguma coisa havida, mas redenção sempre serve para algo, nem que seja na próxima encarnação.

Shri Shankara
Enviado por Shri Shankara em 03/10/2020
Código do texto: T7078666
Classificação de conteúdo: seguro