Tornar-se você

Somos pressionados de tantas maneiras a seguirmos por caminhos apertados e sufocantes, são assim porque não pertencem a nós, não foram feitos para nós, não levam ao destino que a nós fora reservado. Em outras vezes somos pressionados por nós mesmos quando, ansiosos por atendermos às expectativas que nos são dirigidas, cobramos uma perfeição inexistente, traçamos objetivos que na verdade não nos cativam e desacreditamos no nosso potencial de desenvolver uma vida criativa e satisfatória. Somos limitados em muitos sentidos, somos sabotados de diversas formas, ao ponto de não mais nos reconhecermos, não termos prazer de continuar respirando, de abrir os olhos a cada manhã prontos para um novo dia de grandes experiências. E quando estamos nesse perigoso desânimo, quando a vida parece inútil, é a hora de reagirmos, assumirmos o controle e buscarmos pelo que há muito deveríamos ter procurado: tornar-nos quem somos.

Mas isso não é tão fácil de aplicar quanto é fácil de ler ou escrever. Tornar-nos quem somos implica em dificuldades que deverão ser superadas, em obstáculos que talvez nunca imaginássemos, em receios que farão de tudo para que desistamos da nossa essência, dos nossos sonhos, do que queremos e de quem somos. As sabotagens se voltarão contra nós, as expectativas alheias vociferarão sua decepção e os limites que nos são impostos farão o impossível para se apertarem ao ponto de se tornarem irrompíveis. Mas vale o esforço. Vale cada lágrima derramada. Cada suor que encharcar nosso corpo. O prêmio é a satisfação de estar preso a uma vida autêntica.

Medos irão surgir, dedos apontados para a nossa face também, os julgamentos virão aos milhares e os olhares de desaprovação serão uma constante. A ignorância humana alimenta seu próprio egoísmo, as pessoas não gostam de você, gostam da imagem que fizeram de você, mas o que interessa é que você tenha a chance de se amar e isso só será possível se assumir o seu verdadeiro “eu”, se tomar posse do seu lugar, se adentrar o seu próprio caminho. Cada um tem o seu. É possível viajarmos por trilhas que não nos pertencem, mas será impossível encontrar gratificação. Não tenha medo de amadurecer, não tenha medo de se libertar, não tenha medo de viver a sua história seja ela qual for, tenha medo de apenas uma coisa, ficar na incerteza do que poderia ter sido e na certeza do que desperdiçou.

(Texto de @Amilton.Jnior)