Pena

Há muitos anos conheci alguém que me disse que a pena é o pior sentimento que um ser humano pode sentir pelo outro. Na época eu discordei na hora! Pensei que o ódio poderia ser pior. Afinal, o que seria necessário alguém fazer a outro individuo que despertasse nesse um sentimento de ódio?

O tempo passou, e hoje eu vejo que ela estava certa. Isso porque eu mesmo comecei a sentir pena de forma generalizada ultimamente. O sentimento de pena conota fraqueza, incapacidade. Um ser moribundo. Sinto pena da humanidade.

A cada dia que passa mais inconformado fico com a futilidade intrísseca no cotidiano humano. A guerra por likes, a necessidade de humilhar o próximo como forma de autoafirmação. Aquele fora perfeito que você deu em alguém, ou aquela “lacrada que fechou com a cara do boy.” A negação da ciência em nome de sentimentalismo barato... Eu olho pra essa gente e sinto pena. Sinto um vazio existencial universalizado. Gente fútil com discussões fúteis, falando sobre como tornar sua vida ainda mais fútil. Sinto-me triste em ver que, aqueles pelos quais mais desejo bem, mais propago amor, replicam com espinhos a quem lhes jogou a flor. A busca incessante por puxar o tapete alheio só me mostra que o ser humano já chegou no suprassumo da baixeza. Porque nem de medíocres essa gente merece ser chamada.