COMPLETUDE

A felicidade é um sentido de clarão espontâneo em nossa percepção que se desvanece quando a apreensão avaliatória e delimitativa da consciência percebe sua aparição transiente e autônoma.

Em circunstâncias tão inusitadas e delicadas quanto as que ora se nos apresentam em meio a uma crise de saúde tão complexa, nos isolando e distanciando socialmente, com preocupações e incertezas em nosso cotidiano propondo mudanças permanentes por vir, como manter a felicidade quando o nosso mundo gradualmente desmorona?

Uma apreciação mais íntima desse sentimento tão passageiro de amplo bem-estar nos leva a perceber a limitação do entendimento abstrato comum sobre a concepção de felicidade baseada unicamente na satisfação com a vida, sem considerar nosso reconhecimento de autoaceitação, autonomia, crescimento pessoal, domínio, relacionamentos afirmativos, propósito e significado na vida, que nos levam a pensar, agir e falar de maneira coincidente entendendo a felicidade como um todo concreto.

A consciência da sensação espontânea de felicidade não se realiza no que procuramos encontrá-la. Mas, na autonomia irrefletida do momento de estarmos felizes, até o surgimento da noção ocasional do despertar da emoção, e nossa mente buscar defini-la. Talvez, devamos nos dispor a nos entregar ao sentimento sem o conhecer.

Embora, não estarmos isentos e protegidos do desassossego da vida, essas situações de oposição ou de oportunidade determinam como reagimos em nosso benefício na procura pela prosperidade pessoal e material.

Alguns acreditam que uma vivência correta na ética, afetos e paixões, virtudes e utilitarismo propiciam a felicidade.

Outros favorecem a atividade física aplicada a saúde e ao trabalho voluntário proporcionarem qualidade de vida e bem-estar.

Muitos consideram a busca pela felicidade uma variável cultural, tradicional e pessoal condicionada pelas crenças educacionais.

Um pensamento antigo e recorrente entre uma variedade de pessoas dispõe que apenas ao preenchermos nossas necessidades particulares e nos sentirmos internamente saciados podemos ser verdadeiramente realizados.

Entretanto, tenhamos em mente que a nossa alma caminha paralela com a nossa virtude, e não é harmoniosa e alimentada com as maneiras inautênticas de buscar a felicidade através do autoengano e o uso de químicos, que não nos proporcionam o bem-estar.

Sermos livres, autônomos e sem culpa no fazer de nossa vida levando em conta o nosso mérito subjacente ao limiar da avaliação cuidadosa das prováveis consequências de nossas ações é uma meta plausível para sermos dignos da iluminação dessa doação espontânea, irrefletida e surreal da experiência genuína que o sentido de felicidade ocasionalmente nos proporciona.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 13/09/2020
Reeditado em 14/09/2020
Código do texto: T7062234
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.