Não é meritocracia é pura opressão
Há uma enormidade de coisas diante de nossos olhos e dos nossos sentidos e que as vezes nos trás alegrias e tristezas e inúmeras vezes perguntamos: que mundo é esse qual a natureza dessas coisas e porque elas são assim? Esse mundo é constituído de duas partes distintas; uma natural e outra artificial, a parte natural fauna e flora e tudo mais foi constituído por Deus, ou como diz alguns, por um poder sobre humano ou uma inteligencia superior. A parte artificial foi edificada pelos homens, um conjunto de sistemas, instituições, instalações, órgãos de controle e tudo mais que os homens jugaram necessário para cumprir seus propósitos. Logo, tanto o mundo natural quanto o artificial tem dono e um governante. Embora, o homem ignore há muito mais nesse mundo do que nossos sentidos podem capitar. O mundo em que vivemos não sofre ação só das nossas mãos, nem são fruto de trabalho de formiguinha, existem grandezas gigantescas, até extra continentais, há ações globais constantes. essas outras forças operam neste mundo, ocultamente. Isto é, as faces dessas grandezas quase não se percebe.
Nessa parte artificial do mundo e sob suas leis é que vivem a maioria das pessoas que são chamadas de sociedades civilizadas. É um sistema de governantes e governados, neste tipo de vida de governantes e governados, quem manda são meia duzia de ricos e poderosos. Os donos do dinheiro, políticos, religiosos, comerciantes, sábios e pensadores e todo seguimento da sociedade ligados a classe media alta e a elite do poder. Eles alternam o controle de tudo entre si ou dividem a governança. No geral as sociedades do mundo inteiro funcionam desse jeito. É um mundo injusto de opressão e desigualdade onde a maioria tem pouco, vive suspirando e poucos tem muito ou quase tudo e se regalam esplendidamente. Os ricos e poderosos desse mundo acreditam que tudo é justo onde prevalece a meritocracia, que dá oportunidades para todos e se uma pessoa estar mal é por pura incompetência sua. A elite acredita que são inteligentes e sua inteligencia lhes garante a prosperidade e tudo mais.
A verdade é que o mundo é injusto porque a sua micro física do poder é injusta. Tomando como base o que Foucault disse na idade media sobre os setores da sociedade que exercem a governabilidade. A historia dá testemunho contra o mundo porque são anos de registro de injustiça, se todos atentarem para seu passado verão só injustiça e maldade sem conta, contra o próximo, principalmente para com os mais necessitados. E alguém ainda falou: é do inferno dos pobres que é feito o paraíso dos ricos.