UMA AMÉRICA EM CHAMAS, AQUI E ALI...

Dentre nuvens de fumaça de fogo, de poluentes e de vírus...

É a natureza cobrando sua fatura sobre nós, pelo tempo tão longo de descaso ambiental.

E vejam, algumas imagens da costa oeste dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA são dramáticas: as chamas literalmente invadem casas e jardins e pessoas têm que abandonar seu espaços às pressas sob pena de perderem suas vidas.

Exatamente como vemos nas comunidades carentes que entram em chamas no Brasil, mostrando que a AUTO tragédia Humanitária não poupa COR, RAÇA, GÊNERO, NEM CLASSE SOCIAL.

É , na minha opinião, uma insensatez ainda se tentar nos dividir pelo ódio político em privilegiados e desprivilegiados,observem, o OCEANO DAS DORES é o mesmo, só mudam as acomodações.

Um morre na cama de ouro e outro no chão do barraco, sem o mesmo ar essencial.

Obviamente que o que eu vou comentar aqui é apenas uma impressão holística minha, nada científico, bem pessoal mesmo, mas vejam: Fumaça de fogo, fumaça das poluições e CORNAVírus (o SARS COV 2 só mais um dentre uma grande família de vírus que devem estar mirando a Terra com binóculos para os próximos tempos, a colocar a Ciência de joelhos!)

Qual a metáfora de vida onde esses três elementos se encontram nos mandando suas mensagens? ASFIXIA.

A HUMANIDADE ESTÁ ASFIXIADA pela insustentabilidade e desrespeito com cada coisa no seu devido lugar, com a invasão do espaço de direito de cada vida: Asfixiamos no AR, nos CAMINHOS, asfixiamos na fraternidade com a mesma asfixia com a qual viramos as costas à mínima justiça social entre todos os povos (a globalização reverberou bem esse drama das injustiças crescentes, indústria MUNDIAL duma pobreza aviltante que inclusive alimenta as vitrines do marketing das "grandes bondades" que dela se alimentam e que sem ela sucumbiriam porque só sabem viver de parasitar as pobrezas que fomentam); asfixiamos nos princípios e valores fundamentais que reverberam em qualidade de vida A TODOS.

Aliás, estar vivo sem qualidade de vida é como estar "morto...vivo", essa a própria definição de desumanos seres humanos zumbis. Asfixiados seguimos todos, já que somos uma trama una e indivisível de vida...zumbis pela ética e pelos valores que nos diferenciam na escala animal. Ou nos diferenciavam, melhor dizendo...

Eu não saberia dizer se temos volta nesse inferno de Dante em chamas que hoje se encena na nossa atual Torre de Babel.

Estou cética com o nosso palco.