Todos Erramos

Certa vez ouvi que todos erramos, todos estamos sujeitos ao erro, somos seres humanos, frágeis, com limitações, não seres robotizados, programados para cálculos exorbitantes, para falhas mínimas ou praticamente nulas, com recursos o bastante para driblar qualquer queda. Errar é uma possibilidade a todos aqueles que procuram acertar.

Mas também ouvi que a diferença, o que nos torna melhores, o que realmente nos faz evoluir, é a nossa capacidade de aprender com esses erros, aprender quais caminhos tortuosos seguimos para chegar neles, quais ações poderíamos ter evitado, quais comportamentos culminaram no tão desagradável erro. E isso é muito bonito. Encarar a vida por esse ângulo é libertador. Vivemos fadados a um ideal de perfeição, a cada falha nos martirizarmos porque sentimos que nos distanciamos desse ideal, mas quer saber de uma coisa? É errando que um aluno aprende a forma certa de efetuar uma multiplicação. É errando que nos tornaremos alunos melhores na grande escola da vida.

Não se culpe mais, não continue se condenando por ter falhado, por ter errado, por ter seguido passos que não eram os corretos, que não te fizeram feliz ou que, por alguma razão, feriram alguém além de você. Seu arrependimento é sincero? Sua vontade de corrigir o passado é genuína? O que está em seu coração é autêntico? Então siga em frente, à procura do acerto, faça melhor hoje do que ontem, seja melhor amanhã do que você foi hoje. Evolua todos os dias.

Talvez o passado não possa ser mudado. Na verdade acredito muito no pensamento de que o que foi é imutável, mas aproveite o seu presente, essa dádiva chamada “Agora” para aplicar as lições que a vida lhe ensinou. Lembre-se de que o hoje um dia será passado, qual passado realmente gostaríamos de possuir? Por quais histórias gostaríamos de ser lembrados? Por quais ações gostaríamos de ser imitados?

Mas lembre-se. Há pessoas que duvidarão da nossa melhora, da nossa capacidade de aprender a partir dos nossos erros. Algumas estão machucadas demais, não necessariamente por nós, mas por coisas da vida. Outras simplesmente não conseguem acreditar. E ainda existem aquelas que não melhoram porque não querem e acabam invejando a evolução do outro. Não olhe para essas coisas. Se a sua mudança for verdadeira ela será notória, incontestável, falará por si mesma, assim como se sua transformação não passar de aparência, cedo ou tarde a verdade sempre é revelada. Lembre-se sempre de que somos humanos, e humanos erram. Mas o que nos torna ainda mais humanos é a capacidade de aprendermos com nossos erros a fim de nunca mais repeti-los.

(Texto de @Amilton.Jnior)