Cristianismo e Doutrina Cristã

Em uma certa aula do COF, o professor diz algo parecido com isso:

Eu acho que existe uma diferença entre o Cristianismo e a doutrina cristã. Veja, se você compilar todos os ensinamentos de Christo contidos nos registros dos Evangelhos, você não vai chegar a vinte páginas. A doutrina cristã consiste na interpretação que os pessoas foram dando às palavras de Christo registradas nos Evangelhos ao longo dos séculos, de modo que essa doutrina pudesse abranger, cada vez mais em detalhes, os atos humanos mais ordinários. Agora, Cristianismo, meu filho, é outra coisa. É a própria encarnação do verbo na realidade, é, portanto, um fato concreto do qual a doutrina só em parte consegue expressar. Isso não quer dizer, é claro, que a doutrina é herética ou falsa, mas que existe um senso de proporção que expressa não somente a importância das coisas na ordem cósmica, mas a densidade de realidade de cada uma delas.

Vitor Marcolin
Enviado por Vitor Marcolin em 31/08/2020
Reeditado em 31/08/2020
Código do texto: T7051319
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.