conceitos/significados (altruísmo, escravidão, alteridade, outridade e amor)

Altruísmo: é o/um ser (ontológico - QSE) tratar/assumir com igualdade/respeito o/um outro ser, independentemente de etnias, gênero, desenvolvimento/envolvimento do (nível/estágio) dos seres em atuação, ou dos bens ônticos (QSD e QID) acumulados/apropriados conforme conceito de propriedade do paradigma econômico.

Alteridade: é o ser (ontológico - QSE) tratar/assumir com igualdade/respeito uma outra sociedade (grupo organizado de homo sapiens sapiens – QIE) independentemente de etnias, regiões, gênero, desenvolvimento/envolvimento do (nível/estágio) da sociedade em fulcro, ou dos bens ônticos (QSD e QID) acumulados/apropriados conforme conceito de propriedade do paradigma econômico.

Escravidão: é o/um ser (ontológico - QSE) tratar/assumir como subserviente ou como ôntico outro ser, para que o trabalho de ambos seja somado, mas o produto acumulado/apropriado conforme valores de propriedade do paradigma econômico, seja apropriado por um deles, com nenhum altruísmo por parte explorador.

Outridade: é o/um ser (ontológico - QSE) tratar/assumir tanto o/um ser ou outro ente ôntico (matéria/energia) com respeito e igualdade. Todo ser só é viável e se desenvolve a partir e juntamente com a matéria/energia em complexificação crescente (QSD – QID). Ser, ônticos, matéria, massa e "energia" são inerentes e integrados, implicando que a matéria/energia não deve ser posse ou propriedade de um ser (QSD + QID) ou sociedade (QID). É a matéria/energia que fomenta, promove, suporta e alimenta a vida, podendo ou devendo ser insumo para o ser dentro dos limites de resiliência da biosfera, pois assim a homeostase recompõe e perpetua. Este conceito, expõe o limiar da razão e do antropocentrismo; e inicio do que se pode chamar de mindicentrismo.

Amor: é o ser em relação de afinidade/respeito/prazer com outro ser.

Obs:

- Ontológico conforme conceito do heideggerianismo.

- (QSE – QSD – QIE e QID) quadrantes da teoria do pensamento integral (AQAL) de Ken Wilber.

Cesar de Paula
Enviado por Cesar de Paula em 29/08/2020
Reeditado em 30/08/2020
Código do texto: T7049439
Classificação de conteúdo: seguro