Qual é nosso sistema de governo?

Nós brasileiros temos muitos motivos para sentir vergonha de nós mesmos.

Um deles é o nosso sistema de governo.

Ele talvez seja inédito em toda a história das democracias (?). O sistema que foi adotado aqui a partir do fim dos governos militares e que se tornou mais evidente nos dias atuais, é o Presidencialismo Parlamentarista Monárquico.

É presidencialista porque temos um Presidente e dezessete ministros.

É Parlamentarista porque temos onze primeiros ministros no Supremo Tribunal Federal, um na presidência do Congresso, um na presidência do Senado e um na presidência da OAB.

E somos uma monarquia democrática porque temos muitos reis e rainhas (os juízes), muitos príncipes e princesas (os senadores, deputados e vereadores) e muitos duques e duquesas (os demais funcionários públicos).

Para completar, temos duas supremas cortes, a primeira é o STF e a segunda o STJ.

Portanto, a discussão se o Brasil deve continuar sendo uma República, se deve adotar o Parlamentarismo ou ainda uma Monarquia, é irrelevante.

Como adotamos um sistema de governo inédito na história das democracias(?), podemos adotar um nome também inédito para o sistema, seria Sistema de Governo Casa da Mãe Joana.

Enquanto isso o povo continua comendo brioches.

NA - Não publiquei este texto na seção de humor porque embora possa não parecer, o assunto é muito sério.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 25/08/2020
Código do texto: T7045488
Classificação de conteúdo: seguro