DESABAFO

Olá, eu sou um jovem de 21 anos. Sou um jovem que nunca bebeu uma gota de álcool, nunca fumou, não vai em festas, respeita a castidade, cristão, e gosta de ajudar as pessoas. Mas o que há de errado em ser tudo isso? Por que uma pessoa que vive assim precisaria desabafar? Bom, eu vou explicar.

Desde sempre, eu me esforcei para manter uma vida correta que acordo com os princípios que eu acredito, e a priori, isso é algo bom, até que você encontra pessoas que são diferentes de você. Em toda a minha vida até aqui, eu conheci muita gente, e várias dessas pessoas, são diferentes de mim, mas algumas respeitam e outras, nem tanto. Hoje venho aqui fazer um desabafo, porque me cansei, me cansei de ser ridicularizado por ser correto, de ser ridicularizado por ser autêntico. Eu nunca entendi ao certo o porquê das pessoas meio que “idolatrarem” outras pessoas apenas pelo fato delas beberem, também nunca entendi porque é motivo de orgulho mandar uma foto com uma garrafa de cerveja na mão em um grupo de WhatsApp. Vivemos em um mundo, onde os valores foram invertidos, e ser correto, muitas vezes é ser careta.

Hoje eu vivo fora da minha cidade natal, então eu acabei conhecendo pessoas novas, e logo já fui motivo de zoação, e por que? Porque sou correto. No meu ambiente de trabalho, sou taxado como gay, por ser muito organizado; sou chamado como besta, porque acredito que sexo antes do casamento é errado; e o mais engraçado, sou tratado como ‘o’ diferente, porque não bebo, até parece piada, mas não é... e sabe? Talvez eu seja mesmo o diferente, talvez o meu lugar seja outro, talvez eu nem tenha um lugar. É muito triste ser alvo de brincadeiras de mau gosto até por eu ter um cabelo diferente (enrolado, mas não chega a ser afro) dos demais, por eu gostar do meu cabelo grande, e por ele não ser de acordo com o padrão que exige a sociedade (liso e penteado para o lado), enfim, é triste.

Eu nunca me importei com críticas, nunca me importei com as ofensas racistas que já recebi na vida, nunca me importei com nada que viesse contra mim, e continuarei dessa forma, pois acredito que seja o melhor. Mas se eu não me importo com nada disso, qual o motivo do desabafo? Bom, eu digo que não sei ao certo, só estou um pouco saturado, por ouvir todos os dias palavras desagradáveis apenas por ser diferente, e diferente de uma forma correta, talvez, só estou um pouco desgastado por ver no que o mundo vem se tornando, fazendo com que valores e princípios sejam deixados de lado, e que aqueles que tem os seus (valores e princípios) bem reservados, sejam taxados como caretas. É como eu disse lá em cima, isso se chama Inversão de Valores. Mas ah, quer saber? Eu não me importo, até porque, acho que serei careta o resto da vida, pois não pretendo mudar o meu jeito para agradar ninguém. E o conselho que eu dou para você que está lendo, é que seja você mesmo, não se incomode com o que os outros vão pensar a seu respeito, o que importa é apenas a sua felicidade, e o principal, estar bem consigo mesmo.

Ricardo Jr
Enviado por Ricardo Jr em 18/08/2020
Reeditado em 15/12/2020
Código do texto: T7039629
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.