Sabe o que faz uma pessoa aprender? (processo ensino-aprendizagem)

Sabe o que faz uma pessoa aprender?

Na minha faculdade de Licenciaturas em Pedagogia, conheci vários pensadores da Educação mundial e nacional. Refletindo sobre o assunto, e também avaliando o modo como os próprios professores da faculdade ensinam, cheguei na seguinte conclusão:

O que faz um aluno aprender um assunto, seja o aluno criança, adolescente ou adulto, seja na escola ou em qualquer outro lugar, - é aquilo que faz SENTIDO -! É aquilo que chega, que entra no coração, que é útil.

Um exemplo básico para elucidar o meu pensamento é relacionado à música ou à poesia. Gostamos e decoramos aquela que faz sentido, aquela que nos representa, aquela que parece relatar nossos próprios sentimentos e ideologias, nossa própria história. Aquela que nos faz SENTIDO!

E como tornar qualquer assunto interessante a ponto de fazer sentido? Como ensinar a matéria que precisa ser ensinada de modo que aconteça o processo de ensino aprendizagem eficaz?

Simples! O professor que dá exemplos práticos, seja de sua própria vida e/ou da vida dos alunos, que faz pontes entre o assunto abordado e a vida cotidiana, entre o passado e o presente, que fala de maneira suave, leve, como que batendo um papo.... é esse o professor que chega no aluno.

Esses dias um professor falava sobre Freinet, um pensador da Educação Cooperativa, e ao explicar, deu um exemplo da educação que deu ao seu próprio filho. Parei a videoaula e fiquei refletindo também sobre a educação que recebi de meus pais. Aposto com vocês que não esquecerei mais essa aula, esse pensador e suas concepções, pois fazendo essa ponte entre o assunto abordado e minha própria experiência, me fez SENTIDO!

E mais, o professor, ao citar outros pensadores, fazia breves comentários do tipo: “Acho genial o pensamento dessa pessoa”, dando a impressão de uma conversa informal, prazerosa. Em suas aulas não temos a sensação de estarmos estudando obrigados. Eu assisto aos vídeos sorrindo, feliz, faço questão de não perder nenhuma videoaula.

É preciso pensar a Educação como algo que seja prazeroso para o aluno. E para isso a simplicidade no modo de falar e os exemplos do dia-a-dia, da atualidade, da própria vida são ferramentas poderosas no desenvolvimento do interesse e consequentemente do ensino-aprendizagem.

E mais, quando o aluno recebe um exemplo que lhe faz sentido, ele se sente representado, isso causa afetividade (muito falada por Wallon) e consequentemente será um aluno mais interessado, presente, participativo e que aprenderá!

Como eu amo pensar Educação!

Thaís Falleiros
Enviado por Thaís Falleiros em 15/08/2020
Reeditado em 15/08/2020
Código do texto: T7036372
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.