"Diferente"

Assisti uma produção do Nat Geo, chamada Controladores de Mentes. Em uma das 3 reportagens, o manipulador pega um grupo de 5 pessoas e pergunta como elas acham que são.

Todas elogiaram a si mesmas, dizendo que eram "diferentes" da maioria das pessoas. O manipulador então disse que uma nova técnica "científica" poderia dizer quem a pessoa era, pelo exame de DNA. Foi coletada amostras de todos os participantes e o apresentador disse que iriam ser "enviadas" ao laboratório para o laudo.

Pois bem, tal laudo era exatamente igual para todos, apenas com pequenas divagações que na realidade serviriam para qualquer pessoa. Lido os laudos em particular para cada um, o apresentador perguntou o índice de acerto. As respostas variaram de 98 a 100%, seguros que estavam que aquilo representava o que eles eram, na verdade.

Quando foi revelado o truque, onde todos viram que as mesmas respostas eram exatamente iguais. A decepção foi cortante.

Isso mostra que se você se acha "diferente" da maioria das pessoas, não é bem assim. Tem mais a ver com o que você pensa de si mesmo, do que a realidade. Por isso que "leitores" de mentes e afins ganham tanto dinheiro: eles dizem aquilo que você quer ouvir e na ânsia de conseguir sempre a aprovação alheia, você prefere acreditar.

Cuidado, então, quando receber essas coisas vindas de pessoas que brincam com sua autoimagem. As pessoas realmente são diferentes entre si, mas todas estão niveladas em alguma ou mais coisas, o que significa que ninguém pode se achar melhor ou "diferente" que ninguém.

Shri Shankara
Enviado por Shri Shankara em 12/08/2020
Código do texto: T7033400
Classificação de conteúdo: seguro