Viver em Amor

Olho ao meu redor e vejo tanta violência, tanto perigo, tanta intolerância, tanto ódio e tanto rancor em um mundo no qual há tanta gente precisando de segurança, de paz, de aceitação, de amor e de alegria. As pessoas odeiam mais e amam menos, isso porque se livram do que para elas pode ser um fardo: esquivam-se de precisar aceitar o outro com toda a sua singularidade, de compreenderem e ouvirem as razões do outro e de, até mesmo, rebaixarem-se um pouco, largar mão dos inflexíveis trajes que carregam, para que o outro possa ser assistido em sua história e em sua dor, tudo isso representa amar, representa viver o amor em suas diferentes facetas. Enquanto isso, para odiar, basta colocarem-se acima de qualquer outro interesse, há maior comodismo que esse?

Mas, então, pensando por esse ângulo, acabo me questionando: qual é a serventia de uma vida baseada na arrogância? Que crescimento podemos adquirir se a todo instante nos colocarmos acima daqueles que nos cercam? Qual aprendizado levaremos conosco se julgarmos as pessoas como insignificantes demais para que compartilhem algo conosco? Aqueles que só sabem odiar, que só sabem perseguir, que só sabem machucar, terão seu lugar na história eternizado? Serão lembrados afetivamente por alguém? Suas mortes serão lamentadas? Talvez seja exigido um esforço maior, talvez a dificuldade possa ser saliente, mas, vivendo uma vida pautados no amor conquistamos espaços nos corações, somos guardados em boas lembranças, seremos rememorados com sorriso e saudade. Uma vida fundamentada no ódio nos lançará em um mar de esquecimento.

Que sejamos o porto seguro de quem clama por segurança, que sejamos a tranquilidade de quem roga por paz, que sejamos o amigo de quem implora por aceitação, que sejamos o amante de quem sonha com um amor e que possamos ser a razão da alegria de alguém e que também encontremos pessoas que nos retribuam tais valores. Que possamos construir um mundo melhor espalhando amor, compartilhando compreensão, inclusive àqueles que estão embriagados por rancores irracionais, quem sabe possamos iluminá-los com a nossa luz?

(Texto de @Amilton.Jnior)