preguiça intelectual

Fatos da vida pessoal e profissional de uma pessoa podem exigir atividades operacionais e intelectuais. Por exemplo, ao escrever um pensamento. Posso comungar o processo de criação, com habilidade de digitação. Mas, o afazer pode ser destacado. Enquanto um cria. Outro digita. Nos estimulamos mutuamente. Acontece de a pessoa estar preguiçosa: "Eu não quero digitar!" E o que é pior: "Eu não quero pensar!" Justamente sobre a preguiça intelectual que me proponho a falar. A preguiça intelectual está relacionada com superficialidade no trato das coisas. Não chega a ser desprezo, por aquilo que não deseja fazer. Mas falta de coragem mesmo! Coloca-se de lado, e vai protelando. Metaforicamente, faltaria a energia de ativação que desencadeia uma reação química. A pessoa privilegia operacional. E o cérebro fica preguiçoso. Resiste ao intelectual. Briga pra não raciocinar. Existem técnicas simples que desencadeiam o pensamento humano. Como decorar letras de músicas. Ou eliminar ruídos de comunicação. Pela lucidez dos diálogos. Aquilo que dou conta de raciocinar. Executo. E parto dali... sucessivamente. A tudo intercalando com boas noites de sono. O cérebro se irriga novamente, e as sinapses altamente eletrizadas. É durante o sono, que a capacidade criativa revelará as soluções e resoluções, do cotidiano pessoal e profissional. A superficialidade será deixada de lado, e a pessoa passará a se ater mais com a essência no trato das coisas.


 
Edras José
Enviado por Edras José em 06/08/2020
Código do texto: T7028234
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.