Sartre, Nietzsche e vc!

O homem nada é além do que ele se faz. Esse é o primeiro princípio do existencialismo.

São nossas ações que nos definem. Ninguém rouba, por ser ladrão. Torna-se ladrão, ao roubar. Não existe, portanto, uma essência que nos define. É nossa atuação no mundo que diz quem somos. Não existe essa de ser bom e fazer mal. Se fazemos mal, tornamo-nos maus. Ainda que seja temporariamente ou direcionado a uma situação específica.

O mal e o bem estão à nossa disposição. E somos condenados à liberdade de ter que decidir entre eles. E uma vez que somos livres para decidir, somos responsáveis por tudo que fazemos.

Laços afetivos não devem ofuscar nosso julgamento, não nos permitindo enxergar a gravidade do crime. Ter amizade ou amor por um criminoso não o inocenta. Sua mãe, por mais importante que seja pra vc, não é, perante a lei, mais importante do que a mãe de quem quer que seja; pois somos todos iguais perante a lei. Pelo menos, assim deveria ser.

Não devemos ter pena ou compaixão do criminoso, ainda que nosso amigo. Devemos ter compaixão pela vítima, ainda que nos seja desconhecida.

Maikon Jekson

-------------------------------------------

“Vosso amor ao próximo é vosso mau amor por vós mesmos.

Fugis de vós mesmos em direção ao próximo, e desejaríeis fazer disso uma virtude.

Mais alto que o amor ao próximo está o amor ao distante.

Meus irmãos, não vos aconselho o amor ao próximo: aconselho-vos o amor ao mais distante.''

(Assim falou Zaratrusta, Friedrich Nietzsche)

MAIKON JEKSON
Enviado por MAIKON JEKSON em 03/08/2020
Código do texto: T7024793
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.