A LEITURA DO POEMA

No dia a dia, o homem comum não tem tempo de encantar-se com a beleza da paisagem e das pessoas a sua volta, porque todos estão ocupados demais para deixar os seus afazeres e sonhar, deixar fluir a imaginação, deixar-se flutuar no universo dos pensamentos mágicos, onde tudo é possível.

Não dá para pensar em um poema como um texto qualquer, não o é, porque esse gênero textual requer muito mais do que leitura e decodificação. É um texto complexo e, ao mesmo tempo, simples, se o leitor possui um conhecimento de mundo capaz de compreendê-lo em sua complexidade.

A vida pode ser observada por vários ângulos, sob vários pontos de vista, dependendo do olhar do observador. Envolvem-se na leitura e interpretação de um poema, não só quem escreve, mas todos os leitores, que se tornam universais, e compartilham emoções em comum.

Um poema exerce uma função social primordial: a de tirar o ser humano de seu lugar comum, e transportá-lo a um universo paralelo e, ao mesmo tempo contextualizado, que lhe dá suporte emocional para refletir sobre si e sobre o outro e lidar com seus conflitos interiores.

Cleusa Piovesan

Direitos autorais Lei n.º 9.610/98.

Cleusa Piovesan
Enviado por Cleusa Piovesan em 31/07/2020
Código do texto: T7021934
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.