Efêmera Vida

Os anos passam tão rapidamente quanto a efêmera duração de nosso piscar de olhos, quando percebemos, quando tomamos consciência, já se foram 20, 40 anos e tudo parece ter acontecido ontem. Olhamos fotos antigas, lamentamos pelas personagens que foram levadas pelo tempo, surpreendemo-nos pelas transformações que esse mesmo tempo causou em nossos corpos. Enquanto uns cresceram, outros ganharam fios brancos. Enquanto uns apenas estão no início das conquistas da vida, outros são apenas história. A vida passa. A vida se finda com a mesma facilidade com a qual se origina. O tempo, inquestionavelmente, segue fiel o seu contínuo fluxo.

E nessa correria dos segundos, nesse andar apressado dos anos, muitos nem sequer conseguem tempo para entender que a vida é ligeira, efêmera, finita. Atolam-se em tantos compromissos, sufocam-se com inúmeros acordos e se esquecem da obrigação que possuem consigo mesmos, talvez a mais importante, a de viver uma vida satisfatória. Quando se dão conta as doenças já chegaram, a fragilidade do corpo humano já se manifesta e o ponto final traz a sensação de que a qualquer momento pode ser decretado. É quando entendem que fizeram mau uso de um dos poucos preciosos bens que nos são dados de graça (afinal, o dinheiro jamais compraria): desperdiçaram tempo.

Talvez hoje as fotos ainda não lhe despertem saudades, talvez ainda não o façam sentir nostalgia, desejo por voltar àqueles dias que pareciam eternos, imutáveis, mas que sorrateiramente se alteraram e mudaram os rumos de nosso caminhar. Talvez você ainda não se dê conta da maior das certezas: tudo, um dia, acaba. Mas esse não é um alarde para que viva apreensivamente, com medo, com receio, mas que respire a cada instante de maneira sóbria, inteligente, valorizando o essencial e se desviando do trivial.

Um dia os anos ganharão peso, trarão à memória os bons momentos que nunca mais se repetirão, trarão à tona os muitos erros que cometemos, por isso é importante viver cada experiência como sendo a última, desfrutando de todos os sentimentos por elas despertados, tendo a mente aberta para que os erros não nos lancem em sofrimento interminável, mas para que através deles possamos adquirir a sabedoria da vida. O tempo passará. Inevitavelmente ele passará. Seu corpo sofrerá os efeitos dessa passagem, mas que não seja apenas o corpo afetado, que a sua alma possa se engrandecer a cada alvorecer pelas riquezas e dádivas de uma vida bem aproveitada. Chacal disse certa vez que “a vida é curta para ser pequena”.

(Texto de @Amilton.Jnior)