Ame-se

Você deve amar ou já deve ter amado alguma pessoa seja de maneira romântica, ou porque era um familiar muito especial ou por ser um amigo próximo e, nesse amor genuíno, tão grande em tamanho e significado, você foi capaz de aceitar esse alguém com todos os seus aspectos, com todas as suas características, com todos os defeitos e qualidades. Você foi capaz até mesmo de se moldar ao objeto do seu amor. Sem dizer os momentos nos quais você se pegou suspirando por ter lembrado do jeito dele sorrir, falar e tocar o rosto quando envergonhado ou então por ter sentido o perfume que a pessoa amada costuma usar. Você a ama como ela é. Com todos os seus acessórios. E não mudaria nada porque é isso o que o amor faz: até os defeitos se tornam atrativos.

Mas e quando é com você? Quantas vezes você mudou o seu jeito de falar porque as pessoas a sua volta te olhariam estranho? Quantas vezes você conteve a sua maneira de sorrir e cantar porque alguém se sentia incomodado? Quantas vezes você deixou de escutar sua música predileta porque alguém falou que era brega? Quantas vezes você trocou de roupa, mesmo não querendo, porque alguém só sairia com você se ao lado tivesse uma idealização apenas dele? É justo nos modificarmos apenas para atender expectativas alheias à nossa experiência? Precisamos nos amar um pouco mais e isso implica dizer que precisamos nos aceitar da forma como ao mundo viemos ou da forma com a qual melhor nos sentimos e quem nos amar de verdade pouco se importará se a nossa risada é contida ou alta, se nosso canto é afinado ou não, se nossas músicas já saíram de moda ou se nossas roupas não fazem o seu estilo, quem nos amar de verdade não amará os fragmentos, aceitará a totalidade porque é isso o que somos: inteiros.

Respeite-se mais, acolha-se mais, aprecie mais a sua singular existência, considere-se mais, valorize-se mais, olhe mais para si mesmo aplaudindo seus pontos fortes e melhorando os fracos, já existem pessoas demais querendo nos sabotar, não se junte a elas.

(Texto de @Amilton.Jnior)