Série Bíblica – X

O versículo para nossa reflexão é: “(...) Aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família e a recompensar seus pais, porque isto é bom e agradável diante de Deus. ” - Paulo (I Timóteo, 5:4).

Nesses dias, em que o isolamento social, nos obriga a vivermos mais próximos uns dos outros, percebemos a nossa irritação, a nossa falta de sensibilidade e intolerância para com o próximo mais próximo - os de casa.

São casais, que se irritam um com o outro de formas irreparáveis, muitas vezes não sobrando outra solução, que a própria separação; são pais, cujos filhos sempre tiveram aos cuidados de babás, que se veem sem paciência para com os pequeninos; são filhos, que estão obrigados a ajudar os pais idosos e se tornam irritadiços de ter que limpar e dar banho, alimentar e pentear os pais, que lhe deram a vida; são vizinhos que brigam com outros vizinhos por causa da risada de uma criança, ou por causa do latido de um animal, que também está confinado; são pais que gritam e xingam professores, porque se veem obrigados pelas circunstâncias a realizar tarefas escolares, antes relegadas a tutores e professores particulares; agentes públicos que mesmo com os salários em dia e sem cortes se negam a honrar os pagamentos devidos a escolas e outros serviços; são amigos que se afastam, pois não têm mais as festas e as farras para irem juntos; filhos que se negam a visitar os pais idosos, e que sequer ligam para saber como estão, ou se existe algo que possam fazer por eles; esses são apenas alguns exemplos de dificuldades que essa pandemia revelou em nossas vidas.

Um amigo me disse em meio a essa pandemia e seu divórcio, que queria se candidatar a um cargo eletivo, como ele percebeu que abaixei a cabeça, ele me perguntou o que eu achava dessa ideia.

Eu, então, lhe fiz várias perguntas: Meu irmão, como quer cuidar dos problemas de uma cidade se não consegue manter sua família? Como cuidará dos nossos idosos se não consegue cuidar de seus pais nem por algumas horas, no fim de semana? Como lidará com a educação se não és capaz de sentar e ensinar seus próprios filhos? Como lidará com os recursos materiais da administração pública se não consegue honrar pequenas contas apesar de seu vultuoso salário? Como cuidará da limpeza da cidade, quando não é capaz de manter sua casa limpa, sem a ajuda de uma empregada? Como lidará com a opinião de repórteres contrário a você se não consegue lidar com a opinião divergente da sua, emitida pelos que te amam muito?

A pergunta que cabe a todos nós: Como queremos servir a Deus, se não conseguimos servir nem a nossa pequena família? Como serviremos ao nosso próximo, se nem conseguimos atender ao próximo mais próximo sem rosnar ou reclamar?

Agrada muito a Deus se começarmos a amar aqueles que Ele colocou sob o mesmo teto, que o Senhor nos fortaleça e inspire na nossa missão primeira de servirmos ao próximo mais próximo de nós – a família!

Essa é a grande questão a resolver, e a família como vai?

Que Deus abençoe imensamente as nossas famílias!