Série Bíblica – IX

O versículo para nossa reflexão é: “E o segundo é semelhante a este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo. ’ ” (Mateus, 22:39).

“Amar a Deus” é o primeiro mandamento, e “amar ao próximo como a si mesmo” é o segundo. O que significa amar o outro? Amamos a nós mesmos? Como é esse amor? Amamos a Deus?

Amar o próximo significa perdoar suas ofensas, ser caridoso para com ele, ser indulgente para com seus erros, ser bom verdadeiramente para com todos sem distinção; já somos capazes de fazer isso?

Antes de responder, vamos pensar em como agimos em certas situações: quando não somos atendidos pelo médico no horário; quando somos fechados no trânsito; quando vemos um ente público lesar os cofres; quando pedimos aumento e não recebemos; quando nosso salário atrasa; quando alguém fala mal de nós; quando alguém põe a toalha molhada sobre a cama; são tantas as coisas que nos revoltam e nos irritam; por que agimos assim?

Simplesmente, porque ainda não aprendemos a amar incondicionalmente o nosso irmão.

Mas será que amamos a nós mesmos? Será amor, quando você bebe até cair embriagado; será amor, quando nos oferecemos para qualquer um; será amor, quando nos drogamos diante das dificuldades; será amor, quando aceitamos ser maltratados; será amor, quando comemos até passar mal; será amor, quando ficamos horas em conversas indignas; será amor, quando não respeitamos os horários de sono, que o nosso corpo exige; será amor, quando trabalhamos sem descanso algum, comprometendo a saúde de nosso corpo apenas para ganhar mais; será amor, quando recusamos um remédio apenas porque ele nos engordará; será amor, quando engordamos, sem qualquer esforço para manter o equilíbrio do nosso corpo; será amor, quando envenenamos a nossa mente em funestas teorias materialistas; são muitos os exemplos de nosso desamor por nós mesmos.

É preciso amar a nós mesmos, como filhos de Deus e o próximo como nosso irmão; e só assim amaremos ao Pai.

Que Deus nos envolva em seu amor, despertando em nós esse amor construtivo, real e profundo!