O Conhecimento

Não há maior ignorante do que aquele que acha saber muito. Não há maior ingênuo do que aquele que se considera o senhor todas as verdades. Não há maior arrogante do que aquele que não considera a boa possibilidade de aprender com os outros. Não há maior engano do que pensar que todas as oportunidades de conhecimento foram esgotadas. O mundo é complexo demais para que alguém pense saber de tudo. E mesmo que soubesse, ainda faltaria algo a conhecer: os bilhões de corações que pulsam ao redor do planeta. Podemos saber muito, mas jamais o bastante, sempre haverá algo novo a ser descoberto, estudado e aprendido.

“Enquanto no mundo tem gente pensando que sabe muito, eu apenas sinto. Muito” (Carlos Drummond de Andrade).

E nessa postura intransigente muitos deixam de adquirir conhecimentos preciosos, lições magníficas, conteúdos que não se encontram nos colégios, nas universidades ou nos laboratórios, uma sabedoria incalculável que está contida nas mãos de homens conhecidos, mas também nas mãos de homens simples, que talvez nunca tenham entrado numa escola, mas que adquiriram vivendo um dia de cada vez buscando no amor e na solidariedade uma forma de compartilhar a própria existência.

Acontece que, cegados por sua arrogância por terem um nome impresso em um certificado ou emoldurado em um suporte que explicita o seu cargo, muitos se acham grandes demais para ouvirem outras vozes, esperam que os ouçam e os aplaudam como detentores de palavras transformadoras e não se permitem ao que outras pessoas possam dizer e ensinar. Nessa postura prepotente perdem a chance de evoluir, de se vestir de humildade e reconhecer que, mesmo que recitemos um livro complexo, ainda podemos ser leigos numa infinidade de temas, inclusive na arte do viver.

Não tenha vergonha de não saber, de perguntar, de procurar aprender, não se sinta acanhado na hora de perguntar a um sábio o que ele faz para sempre ter um sorriso no rosto e palavras reconfortantes nos lábios, aprenda com ele que para viver bem títulos não importam, nem mesmo a quantidade de diplomas emoldurados em sua parede, para viver bem importa que estejamos no nosso caminho, nas nossas pegadas, reconhecendo que somos bons naquilo que nos propusemos a ser, mas que há pessoas tão boas quanto nós com as quais podemos aprender, evoluir e crescer. Esse é o verdadeiro conhecimento: saber bem viver e conviver.

(Texto de @Amilton.Jnior)