Votação do FUNDEB

Estar acontecendo ,na Câmara Federal,a votação do FUNDEB ,e que,infelizmente, poderá ser extinto em 31 de Dezembro de 2020,caso não tenha sua aprovação confirmada pelos parlamentares. Inicialmente, no governo de FHC ,era FUNDEF( apenas o Ensino Fundamental) ,e no Governo do PT, intensificou-se até o ensino Médio, e assim ficou FUNDEB.Basta entender o mínimo de Educação para se chegar a conclusão que foi uma iniciativa oportuna para a melhora da Educação Pública Brasileira.No entanto, desde o século passado,devido a disfuncionalidade do Estado Brasileiro (inclui-se a corrupção) houve muitos problemas. Eu não vou me estender na forma estrutural, administrativa, e sim ,em um dos aspectos sociais: o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb.Ou seja, é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal.O Conselho do Fundeb não é uma nova instância de controle, mas sim de representação social, não devendo, portanto, ser confundido com o controle interno (executado pelo próprio Poder Executivo), nem com o controle externo, a cargo do Tribunal de Contas, na qualidade de órgão auxiliar do Poder Legislativo, a quem compete a apreciação das contas do Poder Executivo.Em outras palavras,são as pessoas que compõem os diversos setores da sociedade que fazem (ou fariam) parte desse conselho.No passado foi um desastre. E agora, vamos torcer para que aconteça o melhor! Educação é educação! Não vou escrever uma palavra chula definindo o que eu acho ser este País!Porém, bem que tenho vontade!Rsrs!

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 20/07/2020
Reeditado em 22/07/2020
Código do texto: T7011482
Classificação de conteúdo: seguro