Uma coisa é ser otimista, outra é tentar fazer o outro de idiota. Penso, às vezes, que existem certos tipos que ao invés de dialogarem com a realidade vem com essa conversa de otimismo e com isso tira qualquer possibilidade de conversa séria. Tenho visto isso neste final de período de trabalho no ensino. É preciso reconhecer e falar de todas as dificuldades. Ter a coragem pra falar de tudo que não deu certo e, não foi pouca coisa. Qual a razão para esconder isso? Como isso é uma coisa que vem de cima para baixo e contar-se com grande quantidade de puxa sacos para aplaudir, jamais iremos estabelecer uma conversa minimamente inteligente. Falta isso. Inteligência. Ando meio cansado e ir na contramão de toda essa merda sozinho. Por isso, agora prefiro manter silêncio e se dizem: "Aqui é um paraíso". Limito-me a olhar para cara da nobre autoridade. Olha! São tantas mentes brilhantes! No meio de uma pandemia não dá pra falar que vamos sair dessa merda melhores. As coisas vão ficar melhores quando existir uma vacina e tudo isso passar. Sem contar que estamos no meio de uma crise financeira, no qual ainda não temos a menor noção de seu tamanho e impacto. Vivo, inclusive, a consequência desse momento. A cada semana menos trabalho e com isso menos dinheiro. O que há de bom nisso? Não se trata de ser pessimista e numa atitude oposta partir para outro suposto otimismo. É a realidade. Os números falam de parte dela. É possível que o Brasil passe dos 100 mil mortos, que tenhamos o maior índice de desemprego da história, sem contar que tudo isso vai gerar, ainda, uma série de outros efeitos colaterais em decorrência do isolamento social. Nada foi vencido. Estamos passando. alguns melhores que outros, mas não podemos ignorar a dor do outro, não podemos fingir que 'se fizer o meu o outro que se exploda'. Para agravar cito ainda os canalhas do dia-a-dia. Esses são os piores. Gente falsa que na frente te enche de elogios, mas por trás puxa o tapete. Em geral são "pessoas de bem", que elas mesmas trazem para si o véu da bondade e da retidão. A estes meu singelo desprezo. Não estou do lado dessa gente. nunca estive, embora sejam essas as que mais se dão bem num país que valoriza a safadeza como algo cultural. Ser otimista? Pessimista? Cada um pode ser o que quiser e puder. Só não tem o direito de fazer o outro tolo. Só não tem o direito de impor suas convicções e/ou conveniências em nome de suas verdades. AH! E sobre essa 'pós' pandemia, ainda não sabemos. De forma objetiva esse é um assunto exclusivo para quem tem bola de cristal. O que não é meu caso.
Jorge Alexandro Barbosa
Enviado por Jorge Alexandro Barbosa em 20/07/2020
Código do texto: T7011461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.