MARCAS DA VIDA

O que são marcas? O que elas nos representam? Qual a importância delas no nosso crescimento? São elas boas ou ruins de guardar e carregar conosco?

Essas são perguntas que merecem muita reflexão por todos os seres humanos, pelo menos uma vez durante a vida. Todos possuem marcas, sejam elas físicas ou emocionais. Sejam elas boas ou ruins. Todos colecionam várias delas nessa jornada da vida. E é muito importante parar para pensarmos sobre o nosso olhar sobre elas. São elas determinantes do nosso futuro? A resposta é NÃO. Elas são auxiliadoras para construirmos o presente e um futuro mais consciente do nosso passado. Elas são importantes para que não cometamos os mesmos erros repetidas vezes. E também, para nos salvar de possíveis relacionamentos tóxicos que uma vez ou outra passam pela gente. Sejam eles de amizade, românticos ou profissionais.

E, como exemplo, as marcas emocionais, que em grande parte, a dor não passa com tanta facilidade como as físicas um dia passa, e você se vê obrigado a viver e a conviver com esse sentimento por um bom tempo. Essa marca é causada pela ferida mais profunda, a ferida no coração. Talvez seja pela perda de um grande amor, a perda de algum familiar (nesse caso, ninguém pode substituir), a perda de uma grande amizade, sei lá, são tantas perdas possíveis, né?!

Independente do que seja, devemos entender que todas essas cicatrizes, não passam de marcas da vida; ninguém sabe quantas vezes você chorou apenas olhando os seus olhos, ninguém sabe em quantos espinhos você pisou apenas olhando seus pés, ninguém sabe a dor que você sente apenas olhando o seu sorriso, e isso é bom. Suas lutas são somente suas, ninguém precisa saber por quantas tribulações você passou (muitos nem se importam com isso mesmo), eles precisam saber que você venceu; não importa o quão grande era a sua dor, você venceu; não importa o tamanho da marca na sua pele ou no seu coração, você venceu.

As marcas são preciosas porque contam a nossa história. Histórias de superação, de crescimento, de mudanças, de amor e desamores, de tristezas e alegrias. Não precisamos ficar com vergonha de nenhuma delas, pois elas são parte de nós. Ao contrário de muitas pessoas, temos que preferir não olhá-las como se fosse algo negativo, muito pelo contrário, vê-las como motivo de orgulho, pois ela lembra os obstáculos enfrentados, desafios que superamos, e da força que tivemos em todos esses momentos. E, mesmo se tivermos vergonha de alguma, o melhor que podemos fazer frente a isso, é melhorar o nosso ser, o modo de viver.

Aprender a ser melhor do que já fomos um dia. Então sim, devemos analisá-las e carregá-las conosco, não como um fardo, mas como parte do nosso viver.

Estamos em meio a uma pandemia, devemos nos preparar, pois grandes serão as cicatrizes deixadas por ela. Muitas pessoas morreram, e fatalmente, muitas pessoas perderam pessoas próximas de si. Talvez você tenha perdido algum familiar ou algum amigo, infelizmente essa dor é incurável, e não passa com o tempo; mas olha, tenha calma, essa marca, essa grande marca, que infelizmente ficou gravada no seu coração, servirá como uma boa lembrança que não lhe permitirá esquecer dessa pessoa e fará com que ela fique para sempre eternizada em sua vida. E por incrível que pareça, essa será uma marca com potencial para ser a marca mais importante da sua vida.

Ricardo Jr e Giovanna B
Enviado por Ricardo Jr em 19/07/2020
Reeditado em 15/12/2020
Código do texto: T7010463
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.