Experiências

Tenho para mim que cada experiência tem algo a nos ensinar, a nos oferecer, a agregar em nossas vidas e nos enriquecer quanto pessoas, sejam elas agradáveis ou não, desejadas ou não, cada experiência é única, singular, potencial fonte de aprendizagem. Precisamos encará-las assim, não como obras do acaso, mas como presentes da vida para que possamos melhorar e evoluir na nossa condição humana.

E também acredito que o fato de existirem experiências boas e más implica em vivermos num perfeito estado de equilíbrio e harmonia conosco mesmos. As más experiências nos ensinam que nem sempre teremos motivos para sorrir, que às vezes será necessário interromper a caminhada e respirar, que é necessário que estejamos atentos a cada passo. As boas experiências, por sua vez, nos lembram que após tempestades impiedosas há uma bonança de reconstruções, que quando menos esperamos a vida nos dá uma razão pela qual sorrir e que não é necessário viver na defensiva constantemente porque a paz sempre estará a nossa disposição. No entanto, esses dois opostos, tanto as boas quanto as más experiências, trazem um equilíbrio: não vivemos despreocupados demais nem rígidos ao extremo, encontramos uma verdadeira homeostase na existência, o que não quer dizer que ventanias não mais virão, mas, sim, que poderemos nos encurvar, contudo nunca quebrar.

Infelizmente, o que pode ser o motivo do assombro e dos traumas de muita gente, alguns superestimam as boas experiências, outros supervalorizam as más e se esquecem de que a vida não é feita de apenas uma delas, mas que na vida ambas coexistem. Preocupam-se de menos ou se escondem demais. Não entendem que todas as circunstâncias, que todas as situações, existem para que sejam vividas e que delas possamos extrair verdadeiras lições.

Viva cada instante com devoção, com afinco, com vontade de aprender e se arrisque a encontrar sua própria sabedoria, a se fortalecer, a entender e ensinar que tudo nessa estrada acontece por uma nobre razão: tornar-nos melhores. A nós cabe esse olhar sobre o existir.

(Texto de @Amilton.Jnior)