VOCÊ SE APOIA SOBRE OMBROS DE GIGANTES?

Certa vez, ao ser questionado sobre sua contribuição para a ciência, Isaac Newton, que é um dos maiores personagens da história da ciência mundial, respondeu o seguinte:

"Se cheguei até aqui foi porque me apoiei sobre ombros de gigantes".

Às vezes a tradução muda um pouco algumas palavras da frase acima, mas há um sentido verdadeiro e único que continua em todas as traduções possíveis. Ao dizer que me apoio em ombros de gigantes quero dizer que aprendi coisas importantes com outras pessoas que me antecederam e que deixaram o seu legado. Esse é o maior ensinamento da frase extremamente sábia de Isaac Newton. Suas descobertas só foram possíveis porque antes dele hoveram as contribuições de Galileu e Kepler, antes desses existiu Nicolau Copérnico. Assim como depois de Newton veio Einstein, entre outros. Se não fosse esses e muitos outros gigantes, o que seria de nossa vida hoje? Será que teríamos sequer descoberto a anestesia? Certamente você, eu, nós não estaríamos nesse momento lendo essas palavras e utilizando essa tecnologia que está em nossas mãos. Essa é a importância de estudar, de aprender coisas novas, de ser no mundo, de se ligar verdadeiramente ao universo, à natureza, de dizer: me apoio em ombros de gigantes, pois foram eles que contribuiram com a humanidade.

Todos nós podemos ser gigantes e servir de exemplo para outros. Como você é como pai? Como seu filho ou filha lhe vê? Quais os sacrifícios que você faz para o bem deles e de sua família? Como é você na sua profissão? Como é você como esposa ou esposo, como filho ou filha? Onde está a sua consciência e o seu incômodo diante do mal? Você olha para dentro de si próprio e o que enxerga?

Sabe o que significa ser gigante? Significa que você faz o bem para as pessoas, para os seres vivos, à natureza, o universo. E esse bem pode se tornar uma lei moral universal, como diria o filósofo Immanuel Kant, a ser copiada por outros.

Não precisa ter riquezas materiais ou diplomas para ser um gigante. Precisa apenas melhorarmos a nós próprios como pessoa. Ser bom pai, bom filho, bom esposo, esposa, irmão, irmã, pesquisador, professor, político, etc é a única forma de tornar qualquer pessoa um gigante.

Mas, qual seria o critério desse "bem" que estou defendendo aqui? Respondo em duas palavras: esforço próprio em evoluir diariamente e contribuição constante para o bem comum.

E então: você está se apoiando em ombros de gigantes?

(Leon Cardoso)

Leon Cardoso
Enviado por Leon Cardoso em 15/07/2020
Código do texto: T7007137
Classificação de conteúdo: seguro