ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA (2)
# Os princípios da ética buscam tornar a vida em sociedade de forma justa, moralizada e humanizada.
# A evolução da ciência deve andar de mãos dadas com os princípios éticos e de humanidade, senão poder-se-á chegar a uma situação em que a existência da humanidade será ameaçada pelas próprias invenções do homem.
# A ética no exercício da profissão é um verdadeiro passaporte para o sucesso profissional.
# Numa sociedade em que a ética prevalece, a vida é melhor protegida, os princípios de coletividade e de justiça são, constantemente, preservados.
# Qualquer situação em que haja a ausência de liberdade, é uma violação tremenda aos princípios da ética.
# Ser ético e honesto em um governo onde prevalece a falta de ética e a desonestidade, é ser um ser considerado revolucionário.
# Nas sociedades modernas, as decisões políticas são adotadas com maior frequência em detrimento das decisões técnicas: eis uma das grandes causas da deterioração da ética.
# Quem se diz ser ético, tem que ser sobre todos os aspectos e em todos os momentos: a personalidade ética é indivisível.
# O antiético, além de viver transgredindo às regras éticas, não reconhece que tem de mudar de postura e, passa, então, a lutar para que a sua transgressão ética passe a ser uma regra geral.
# A justiça só é justa e ética se pautar as suas decisões desprezando as proteções e os interesses particulares e verificando, tão somente, a verdade dos fatos.
# Muitos, que se dizem éticos, não raras vezes, fecham os olhos a certas inverdades, tendo, portanto, uma postura vindo a colidir com os princípios éticos, porque lhes são convenientes.