ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A ÉTICA (1)

# A ética compreende um conjunto de atitudes que nós tomamos aos olhos dos outros, enquanto que o caráter consubstancia-se no conjunto de coisas que fazemos fora da vista de alguém.

# Na verdade, a ética depende do espaço em que nos encontramos. Assim, o que poderá ser considerado falta de ética em um local, poderá não ser considerado em outro.

# Quando a ética desocupa um local, este será ocupado, automaticamente, por atitudes inescrupulosas: corrupção, ausência de respeito, desonestidade, mentiras e, assim, em diante.

# Muitas pessoas, em busca dos sonhos materiais, jogam, não raras vezes, a ética e a moral pelos ares, praticando atos espúrios, objetivando atingir a riqueza.

# Muitos políticos, de posse do poder de legislar, não se contentando não só em violar as regras da ética, fazem não só pressões junto à justiça para não serem punidos pelas ilegalidades cometidas, mas, também, mudam as leis, de forma que estas se ajustem, às regras éticas violadas por eles, para que saiam incólumes dos incontáveis ilícitos cometidos.

# A falta de ética compõe-se de atitudes não genuínas que fazem o homem adoecer física, mental e socialmente.

# A ausência de ambição é prejudicial às nossas vidas, pois sem ambicionarmos nada, podemos nos considerar mortos em vida. No entanto, termos uma ambição sem limites, atropelando, muitas vezes, os direitos de outros para atingirmos nossos objetivos, representa uma tremenda falta de ética.

# Só cumprir a lei, não quer dizer que estou respeitando a ética, pois existem leis que são elaboradas e sancionadas para atenderem interesses específicos e que são, portanto, carentes de princípios éticos.

# A maior virtude de quem tem ética, é ter, também, os espíritos de humanidade e de justiça para com o próximo.

# É lamentável, quando observamos a falta de ética em alguns agentes públicos e em alguns religiosos ferrenhos, pois nestes, reiteradas vezes, as pessoas acreditam piamente.

# JESUS CRISTO, em suas andanças por esta Terra, por volta de 2000 anos atrás, deixou milhares de palavras, que ficaram registradas nas Escrituras Sagradas, formando o seu Evangelho que representa o Código de Ética mais perfeito já visto pelo homem.

Roberto Vieira
Enviado por Roberto Vieira em 15/07/2020
Código do texto: T7006978
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.