ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O EGOÍSMO (3)

# O primeiro passo, para começarmos a combater o egoísmo, é abolirmos do nosso vocabulário os pronomes “eu” e “meu”, trocando-os por “nós” e “nosso”.

# Na nossa natureza, existe um teor tão forte de egoísmo que, naturalmente, quando fazemos as nossas preces, ao invés de agradecermos a Deus por tudo o que temos, vem logo na lembrança pedirmos algo para nós mesmos.

# O defeito de um egoísta não é que ele não possa amar a alguém. Ele, realmente, começa a amar alguém, mas o seu egoísmo faz com que ele não saiba continuar amando; durante a convivência o sentimento egoísta vai, aos poucos, tomando o espaço do amor e vai-se abrindo as portas do seu coração para que a solidão venha instalar-se em seu lugar.

# É nato dos seres animais vivos, lutarem pela sobrevivência, mas agirem com egoísmo, preocupando-se, então, primeiramente, consigo, é exclusivo do ser animal humano.

# Muitas vezes, jogamos fora os nossos sonhos, as nossas ilusões, sem apercebermo-nos que o único responsável por tudo foi o nosso egoísmo sem precedentes.

# Um gesto de egoísmo de alguém pode ser considerado à colocação de uma das pilastras da ponte que vai levá-lo direto à solidão.

# Egoísmo é o mesmo que se predispor a dar o mínimo a outro em troca do máximo que ele poderá dar.

# O grande infortúnio do egoísta é que só apercebe-se tarde que os seus atos vieram, de outrora, carregando-o para a solidão.

# O humilde tem uma virtude, que é pedir, a alguém, o que necessita, sem nenhum constrangimento, ao passo que o egoísta tem a capacidade de negar, apresentando uma desculpa bem formulada.

# Todos nós, somos egoístas. Como somos seres singulares, o que nos diferencia, uns dos outros, é, justamente, o grau de egoísmo de cada um.

# Um dos maiores atos de egoísmo de um ser humano, é querer receber um amor que ele não chega a retribuir, muitas vezes, nem a metade.

Roberto Vieira
Enviado por Roberto Vieira em 12/07/2020
Código do texto: T7004101
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.