NÃO, CONTIGO NÃO TEM QUE SER ASSIM.

Certas pessoas que são bem grosseiras, arrogantes, chatas e narcisistas justificam seu comportamento agressivo dizendo ter "gênio forte", serem "apenas sinceras" ou com o bom e velho conhecido "porque comigo é assim!". Bom, se elas quiserem continuar achando que estão certas com esse modo de agir com os demais (o que infelizmente é a maioria), eu só lamento. No entanto, para quem se comporta dessa maneira e quer repensar seus atos, tenho um recado.

Em primeiro, ser sincero não é sinônimo de ser sempre verdadeiro. Ao ser sincero, você está colocando apenas sua opinião particular sobre algo, o que não significa que esteja dizendo a verdade. Por exemplo, ao jogar na cara de alguém que não gosta de uma roupa que a pessoa usa ou critica seus gostos culturais, isso é apenas o ponto de vista de quem fala (e muitas vezes até sem nem que lhe pedissem palavra alguma!), já que gosto pessoal é bem relativo, o que não expressa um fato. Há quem diga até mesmo que fala assim seguindo o exemplo de Jesus. Cruzes! Jesus sim era verdadeiro e pregava a verdade com autoridade sem berrar ofendendo as pessoas, tanto que até mesmo com os fariseus Ele dialogava e mostrava a verdade de modo convincente em suas palavras humildemente, oferecendo o Evangelho para quem o recebesse e não forçando ninguém a crer. Não a toa o Filho do Homem iniciava com o "em verdade, em verdade vos digo".

Em segundo, ao não dosar as palavras e pronunciá-las violentamente, você acaba ferindo e magoando o próximo, ainda que esteja dizendo uma verdade, pois cabe a máxima "não é o que se diz, mas o como se diz". Lembre-se que "Também a língua é um fogo, um mundo de iniquidade. A língua está entre os nossos membros e contami­na todo o corpo; e sendo inflamada pelo inferno, incendeia o curso da nossa vida." (Tiago 3,6). Logo, pensando em estar se contrapondo à hipocrisia, acaba causando um mal tão ou mais grave a quem ouve.

Portanto, se você procede desta forma, muitas vezes até mesmo com quem muito te ama e te quer bem, e pretende nisto refletir, tenha em mente que contigo não tem que ser assim. Desça do seu trono de orgulho e reconheça que está errado.