ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O EGOÍSMO (1)

# Vamos deixar de hipocrisia! Nós, seres humanos, em matéria de interesse pessoal, usamos da mesma cartilha. Sempre os nossos interesses pessoais estão em primeiro plano em detrimento dos interesses dos outros.

# Agir com atitudes mesquinhas, é buscar, no fundo das trevas da alma, o fogo latente do egoísmo.

# Ser egoísta, é exigir que os outros vivam da maneira que se quer.

# O egoísta sufoca tanto os que o circundam, que estes, paulatinamente, vão abandonando-o e o final é terminar sozinho.

# Num mundo cheio de escassez, como o nosso, ser apaixonado pela luxúria é ser um grande egoísta.

# O egoísta é um ser que, independentemente, das necessidades de seus semelhantes, só preocupa-se com seus interesses próprios, por mais que sejam fúteis.

# O egoísmo, aqui acolá, gera certos filhos nefastos, como: ódio, ambição, maledicência, inveja, cupidez, dentre outros.

# O egoísmo nem deixa o seu ser amar e, nem tampouco, ser amado.

# A compreensão e a aquiescência, não conseguem sobreviver, instante algum, com o egoísmo.

# Nós somos seres imperfeitos, e de nossas imperfeições, a mais latente, talvez, é a de que, em tudo na vida, sempre pensamos, primeiramente, em nós: somos, então, egoístas sem limites.

Roberto Vieira
Enviado por Roberto Vieira em 07/07/2020
Reeditado em 07/07/2020
Código do texto: T6999044
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.