O Melhor

Somo gerados e desde o ventre da mãe carregamos algumas pitadas de frustrações paternas e expectativas de sermos melhores que nossos pais.

Nascemos, toda atenção e carinho e reservada ao pequeno ser. Sem saber, instintivamente, nos consideramos melhores. Crescemos um pouco, e quando outra criança divide a atenção, geralmente não admitimos, fazemos birras, brigamos, batemos, tentando expor ao mundo que o melhor "sou eu".

Mais um pouco a frente, criamos a fantasia que nossos brinquedos são melhores. Quando surge outro para brincar trazendo o seu brinquedo, achando ser melhor que o nosso, tomamos à força. Sem a presença definida de valores, não há culpa na truculência.

Vamos para escola e consequentemente, nossa turma é a melhor, nossa classe é a melhor. Começamos a abrir caminho, nossa rua é a melhor, nosso bairro é o melhor, nossa cidade é a melhor.

Entramos para o mercado de trabalho e nosso setor é o melhor, nossa empresa é a melhor, (podemos até falar mal, mas não aceitamos opiniões de fora), tudo isso por nossa formação ser a melhor.

Quando não estamos no melhor lugar, buscamos o melhor. Estudamos para crescer e buscar melhor cargo, ter melhor salário, ter os melhores benefícios. Julgamos a capacidade dos outros por nos acharmos melhores. Menosprezando, mesmo que mentalmente, pensando e exteriorizando que a pessoa não serve para o cargo, somos mais capacitados, somo melhores.

Essa busca pelo melhor não cessa. Vislumbramos um padrão como melhor, ao alcançarmos, outro vem a mente e precisamos melhorar.

Algumas pessoas desistem da busca do melhor, mas pagam um preço caro. Vivem a margem da sociedade, vivem da caridade de pessoas que desejam fazer o melhor e se tornarem pessoas melhores.

Redes sociais potencializaram e traduziram índice de melhores em curtidas. Uma legião de seguidores que querem chegar ao status de melhor como a imagem vendida. Imitam fotos, consomem o que é oferecido, treinam na mesma academia, leem o que indicam, ouvem palestras de como enriquecer, ter amizades, criar filhos, influenciar pessoas. O que tem audiência, curtida e seguidores, usa a nomenclatura de “melhor”.

Ser melhor, ter o melhor, o melhor como meta e objetivo de vida é o que nos impulsiona?

Qual a referência de melhor?

Charles Alexandre
Enviado por Charles Alexandre em 05/07/2020
Reeditado em 05/07/2020
Código do texto: T6997316
Classificação de conteúdo: seguro