INDIGÊNCIA

A palavra “indigência” de acordo com o dicionário significa: pobreza, miséria, necessidade, mendigo. É parte do nosso cotidiano vermos, nas ruas de nossa cidade, milhares de pessoas nestas condições . Já virou senso comum dizer que as causas da miséria de nosso país deve-se `a tão falada má distribuição de renda. Quero , entretanto , tomar a palavra “indigência” no sentido metafórico ou conotativo, ou seja, todos nós de a alguma forma, em algum momento de nossas vidas, já fomos ou ainda somos indigente , isto é, ainda que não tenhamos necessidade de dinheiro ou alimento , contudo, muitas vezes , carecemos de afeto, atenção , reconhecimento , cuidado, amor ,perdão por parte de quem nos rodeia. Assim de alguma maneira, sofremos com algum tipo de indigência . Entretanto, padecer da mesma dor não nos torna sensíveis e empáticos com as dores dos outros, muito pelo contrário , invisibilizamos os outros e as suas necessidades . Num mundo capitalista onde cada indivíduos tem o seu deus de bolso que existe só para satisfazer nossa libido é corriqueiro o predomínio da cultura da indiferença e do narcisismo. O Evangelho, assim como toda bíblia, apresentam a vida e a cura para as mazelas que afligem os seres humanos tendo como condição a doação, ou seja, é sendo compassivo com meu próximo que eu obtenho a minha própria cura , quando eu entrego eu recebo.