ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A TRISTEZA (2)

# O produto da imperfeição humana é tão amargo e cruel que nos envergonhamos de nossas atitudes perante nossos semelhantes e, assim, sofremos e ficamos tristes, com grande frequência, com a consciência sendo, constantemente, acoimada por conta da nossa negligência.

# Muitos filósofos dizem que quem nunca conheceu os momentos tristes, jamais conhecerá os alegres.

# A amizade tem a virtude de multiplicar as alegrias; por outro lado, quando é sincera, divide as tristezas.

# Ser vítima de uma ofensa é muito triste, mas magoar os outros, principalmente, se for injustamente, é muito mais doloroso e maltrata a consciência.

# Quando certa pessoa afastar-se de você, e você não achar um motivo justo para tanto, não fique triste não, pois tenha a real certeza de que ela não compartilhava uma amizade sincera contigo.

# Procurar amenizar a tristeza de alguém é um gesto de caridade, que gratifica o coração de quem a pratica.

# Nesta vida, tudo tem o seu momento certo. Daí, envelhecer, que é o normal, é triste, mas permanecer como criança, coisa que não é normal, dever-se-á muito mais triste.

# Todas as grandes esperanças, quando malogradas, são as responsáveis pelas maiores decepções e pelas fortes tristezas.

# É muito triste quando se envelhece, carregando nos ombros, apenas, os méritos de ser um ancião, sem, no entanto, deixar qualquer legado.

# Quando as tuas ações o entristece, tenha a real certeza de que os teus princípios morais estão, totalmente, destoados do certo.

# Uma das tristezas mais cruéis, é aquela daquele, que era feliz, e perdeu a felicidade por um simples orgulho.

Roberto Vieira
Enviado por Roberto Vieira em 03/07/2020
Código do texto: T6995208
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.