O que é aproveitar a vida?

O que é aproveitar a vida? Fazer viagens luxuosas? Ir a festas toda semana? Fazer compras? Reunir-se com amigos aos finais de semana? Não deixar de ir naquela balada que todos os conhecidos indicam? Contentar-se com a leitura de bons livros? Dedicar-se a momentos de introspecção e escrita? Meditar? Frequentar os cultos da igreja? Acredito que todas essas opções sejam válidas, tudo isso pode representar dias agradavelmente aproveitados, podem oferecer bons momentos, mas, na verdade, acima de qualquer sugestão, aproveitar a vida é viver quem se é de verdade.

Quem você é? Quais são as suas preferências? Gosta de ler num parque tranquilo? Aprecia dançar em bailes? Prefere se dedicar a um antigo desejo de escrever um livro? Não dispensa uma boa e divertida conversa com seus melhores amigos? Gosta de gastar dinheiro (de forma consciente, claro)? Se tivesse que escolher ficaria em casa na companhia de bons filmes e séries? Talvez você tenha apenas uma preferência, talvez todas das que foram listadas, o que quero dizer é que para aproveitar a vida não existe uma receita imutável apesar de quererem nos empurrar protocolos, não há uma verdade absoluta que se ignorada significará um desperdício de tempo, para alcançar o cobiçado e perseguido desejo de aproveitar a vida basta que você faça as coisas das quais gosta. Se elas não ferem você nem a ninguém, por que não?

Não importa se para os outros você está errado, não importa se as suas preferências são consideradas como bobagens por aqueles que o cercam, convença-se de que a opinião e a experiência do outro não querem dizer nada para a sua própria experiência, sendo feliz fazendo aquilo que te traz prazer e satisfação já é o suficiente. Desperdício de vida é acreditar que os sonhos alheios devam ser cultivados por nós, que os passos do outro devam ser seguidos pelos nossos, para aproveitar a vida desfrute de quem você é e aprecie a companhia daqueles que além de o aceitarem são capazes de encorajá-lo em seu próprio caminhar.

(Texto de @Amilton.Jnior)