ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O AMOR E O ÓDIO (1)

# Um ser, por mais brutal que seja a sua natureza, não consegue manter-se firme nos seus cruéis propósitos, diante das investidas de um amor puro.

# Quando alguém me fizer uma grande maldade, devo esquecer e perdoá-lo para me vingar dele, porque se passo a odiá-lo, vou é valorizá-lo, passando, praticamente, a ser escravo dele, com o meu pensamento amarrando-o a mim, chegando ao cúmulo dele passar até a dormir todas às noites junto a mim.

# A amor assemelha-se às sementes das plantas; estas são protegidas das intempéries da natureza e aquele é sempre protegido de qualquer maldade, porque tem supremacia sobre ela.

# Ao escutar-se, com paciência, as palavras de desabafo de alguém, estar-se-á fazendo um ato de caridade, pois, agindo, assim, quase sempre, contribuir-se-á para alguém sentir-se melhor.

# Livrar-se de pensamentos maus e rancorosos é um dos caminhos para atingirmos a paz.

# Abra o seu coração, espalhe a ternura e a bondade, nunca a ignorância e a maldade, pelos seus semelhantes, pelos animais inferiores e pelas plantas, pois a alegria e a dor deles serão, na mesma medida, devolvidas a você.

# Temos que aceitar, com parcimônia, as pequenas faltas das pessoas a quem amamos, pois, só assim, podemos desfrutar das grandes virtudes delas.

# O amor e o ódio são sentimentos opostos, mas têm forças iguais ao impulsionar o portador de um deles a ir ao encontro de alguém que o levou a adquiri-lo.

# As pessoas procuram adquirir riqueza, sempre na ilusão de que está virá resolver todos os seus problemas. Mas a maioria dos seus problemas seriam, facilmente, resolvidos com, apenas, um sentimento que independe da riqueza: o amor a si próprio e ao próximo como a si mesmo.

# Quando observamos as coisas com uma visão benevolente, os nossos olhos são iluminados e, assim, ganhamos das esferas superiores a capacidade de discernir o certo do errado, o útil do inútil e o escuro do brilhoso.

# Com a nossa cachorrinha, todos os dias, temos aulas de educação dos sentimentos inferiores. O orgulho, não existe; é simplicidade e humildade, o tempo todo: tendo a ração, a água e um pequeno passeio, esta fica, extremamente, feliz. Se nos faz algo errado, recebe umas broncas e se zanga, evidentemente, mas com poucos minutos após, já vem dar o seu perdão, agradando-nos com as suas lambidas carinhosas, como se nada tivesse acontecido. Ah! ... Demonstrações de amor, recebemos a todo instante. Uma delas, bastante interessante: só vai dormir, quando todos da casa já estiverem dormindo.

# Uma tragédia, por maior que seja, contada com palavras doces e amorosas, transmitindo caridade a quem esteja ligado ao trágico evento, será bastante amenizada no impacto do saber.

# O amor é uma coisa linda!. Mas tem um inconveniente: nos deixa num cativeiro, sem força alguma para, se for preciso, lutarmos contra ele.

# Sem ter alguma coisa para fazer, sem ter alguém para amar e sem ter algo para esperar, posso garantir que não tenho felicidade.

# Aquele que odeia, tem um olhar tão penetrante que olha para o odiado, demonstrando uma vontade de engoli-lo com os olhos.

Roberto Vieira
Enviado por Roberto Vieira em 02/07/2020
Reeditado em 02/07/2020
Código do texto: T6994276
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.