UM PAPO DE BOM SENSO
Em todo o Brasil, entregadores de comida por aplicativo estão se manifestando contra as difíceis condições de trabalho que vêm passando e a baixa remuneração. Independente de questões trabalhistas, penso que a maior parte do problema desses trabalhadores e outras categorias poderia ser resolvido ou ao menos atenuado com um pouquinho mais de bom senso de todos nós.
Nos EUA é muito comum, um hábito dos norte-americanos, dar gorjeta a prestadores de serviço, tanto que há quem trabalhe sem salário, mas é remunerado apenas com as gorjetas que recebem dos clientes, e ainda assim conseguem uma boa quantia em dinheiro. Esta é uma forma simples e prática que eles têm de valorizar o trabalho do próximo pelo serviço prestado, o que é terrivelmente ausente nos brasileiros.
Não precisa de muito para valorizar um trabalhador que está ali muitas vezes matando um leão por dia para levar o sustento para casa nos servindo, enquanto nós estamos no conforto dos nossos lares. Pelo contrário, é bem pouco! Vejamos, se o cliente pede um prato que pode lhe custar oitenta, noventa ou até mais de cem reais, o que seria então míseros dois ou três reais pelo troco deixado ao entregador? Se todos assim procedessem, o trabalhador fazendo várias entregas em seu expediente poderia levar uma grana bem gorda ao final do dia, pois de grão em grão a galinha enche o papo, e sem que ele dependesse apenas da empresa pela qual presta o serviço, aumentando sua motivação para trabalhar melhor e, claro, movimentando mais a nossa economia. E aí? Não é interessante?
Se de grão em grão a galinha enche o papo, que no caso seria o bolso de um pai de família na labuta, então que enchamos esse papo de bom senso, o qual está ali naquela moeda que deixamos para ele, que tanto merece.